Escrevi na edição passada deste Jornal sobre Educação nas Escolas para alunos do PEJA e ou EJA.
Novamente abordo este assunto porque nos chama atenção: pessoas esforçadas que muito queriam ser alfabetizadas e conseguiram. Alunos e alunas de Monte Alto que hoje, determinadas pelo querer são pessoas vistas na sociedade como guerreiras, trabalhadoras, educadas…
Pessoas que no passado se confundiam com a leitura, não sabendo nem mesmo distinguir as letras, hoje conseguem ler fluentemente até trechos da Bíblia, pois sempre isso quiseram fazer. E a evolução na escrita e na leitura deve-se ao programa de alfabetização Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nossa cidade. Adolescentes e adultos da época queriam ajudar seus pais e então não conseguiram estudar. Sabendo destas aulas nas Escolas de nossa cidade, e para dar continuidade aos estudos e aprender cada dia mais, pois sabiam pouquíssimo, as classes à noite, estavam sempre repletas de alunos – os Professores atenciosos, dispostos a todos e lhes dando atenção devida e carinhosa, frequentavam as Escolas com assiduidade, evoluindo cada dia mais. Mesmo chegando à sala de aula inseguros, o objetivo principal dos alunos era sanar dificuldades e aprender muito, pois, como eu sempre dizia e na minha opinião: o analfabetismo estava dentro do contesto da miséria e da fome (fazendo uma comparação). E a sociedade Montealtense não merecia isso. E nossas Escolas contemplavam as pessoas com este estudo para que elas fossem realmente alfabetizadas.
E os resultados víamos com satisfação a cada semestre, a cada ano letivo. Nossas Escolas Municipais estavam de parabéns, como acontece até hoje. Donas de casa, pais de família com filhos criados, adultos para conseguirem trabalho mais adequado, procuram pelo EJA e no horário noturno tem essa oportunidade para ampliar seus currículos.
O ano 2016 está quase no final e 2017 chega com força total: pessoas já se preocupam em fazer suas matriculas, pois desejam iniciar ou continuar seus estudos e obter mais capacitação para ingressarem no mercado de trabalho. São poucos mas ainda existem alunos necessitados.
Professores capacitados para estas aulas são convidados para o EJA e a trabalharem incessantemente com jovens e adultos. Incansáveis e amorosos, posso citar alguns, do passado com louvor: Prof. Rafael, Doraci Tavaneli, Cilmara Cola, Elza Della Vechia, Edevina e eu Carmen Dolores. Outros professores são designados para esta atividade – citarei em outra edição.
As Diretoras das Escolas, atentas e dedicadas nos davam todo suporte para a existência destes Cursos que formaram e alfabetizaram tantos elementos e hoje são lembrados com carinho. Falo também de D. Cidinha Santos, D. Maria Oliveira (74 Anos), Sr. Banega, Jessica Santos, Constantino (o Cuca), Jefferson Silva, D. Alzira Garcia, Izilda Capanema, Jeremias Silva, Rose Cardoso, Mario do Carmo, Mirtes Uchoa, Maria Jose Garcia, Marcia da Silva. Mais nomes na outra edição.
O material didático com que trabalhávamos, sempre impecável, moderno, em forma de apostilas, era utilizado por nós com muito carinho e sempre dávamos nosso melhor.
Abraços aos nossos Diretores, aos Professores colegas de profissão e sempre presentes nas aulas noturnas, ampliando conhecimentos dos alunos do Município de Monte Alto. Parabéns!
Efemérides: 04 a 10-11-2016
04- Dia do Inventor;
05- Dia da Cultura e da Ciência – Dia do Cinema Brasileiro – Dia do Protético – Dia Nacional do Designer – Dia do Rádioamador;
Parabéns Escola Zacharias – hoje é o dia do Patrono “Dr. Luís Zacharias de Lima”
06- “Se temos de esperar, que seja para colher sementes boas”;
07- “O falso amigo é como a sombra, que nos segue apenas enquanto dura o sol”;
08- Dia Internacional do Urbanismo;
09- Dia do Hoteleiro;
10- Dia do Trigo – Dia da Indústria Automobilística – Dia Mundial do Diabetes;
11-Aniversário de minha Irmã Maria Imaculada Salvaterra.