Esta semana de outubro, toda dedicada aos Professores – quero homenageá-los com abraços e cantando as glórias e graças de Deus a todos eles.
Pessoas que não tiveram oportunidade de estudar enquanto crianças ou adolescentes se tornam alunos após anos de vida. E alunos corajosos! E os motivos foram vários. Para cada uma delas um desafio a enfrentar, e estudar não foi para elas um empecilho. Ficaram adultos e estudaram com interesse e dedicação. Mas chegou sua vez, meu querido e minha querida.
O Curso de Alfabetização muda a vida de muitos adultos. O PEJA, Programa de Ensino para Jovens e Adultos por vários anos, tomou conta da vida de muitos alunos que muito queriam aprender. Depois o EJA, Educação para Jovens e Adultos, veio para completar os conhecimentos dos alunos, tornando-os aptos a escrever e ler, e até cursar Faculdade. E como conseguiram!
Fui professor por muitos anos do PEJA e EJA, sempre à noite e com classes imensas, onde os alunos mostravam, em suas atividades, que realmente queriam estudar – e como gostavam de estar ali. Trabalhavam durante o dia, deixavam suas famílias e para a Escola se dirigiam.
19 horas! Já é noite – e todos ali respondendo o “presente”, após serem bem acolhidos. E como era grande minha satisfação em ensiná-los. Nossas aulas de aprendizagem constante eram de informação, de escrita e leitura, de conhecimentos gerais. A Língua Portuguesa e a Matemática eram estudadas diariamente.
Muitos anos, muitas aulas, muitos alunos. E jamais os esqueci. E como esquecê-los? Distintos, humildes, dedicados, amorosos, eram Solândia Aparecida, Ivone Maria, Cleonice, Viviane, D. Maria Angoti, Claudete, Maria Carmem, Margareth, Aparecida Carolina, Ana Maria, Vanilda, Izilda Benedita, Antonia Francisca, D. Adalgiza, Elisângela Ramos, Rosimeire Azevedo, D. Osvaldina, Maria Aparecida, Antônio Batista, Renato, Anderson Otávio, Márcio Tadeu, Rogério Rosalino, Se. Lázaro, Odair José, Wellington e Washington (irmãos).
Sempre dispostos a saber mais, alguns alunos vinham até do Distrito de Ibitirama, alguns da zona rural, mas todos ansiosos pelo saber. E todos queriam mais. Animados, interessados, muitas vezes traziam tarefas dos filhos para aprenderem e passarem resoluções a eles em suas casas. Meus alunos eram realmente especiais – dignos de louvores até hoje.
Em outra ocasião, falarei mais sobre este assunto e citarei mais alunos meus. Se você, meu caro aluno ou cara aluna, não estiver aqui, brevemente você lerá seu nome neste Jornal.
Muitos alunos, estes que nomeei aqui, hoje tem um diploma, uma formação, uma profissão. A saudade de todos é grande e quando os encontro, conversamos muito e a alegria não tem tamanho.
Eu ensinei, mas também aprendi muito com eles – os considero como verdadeiros amigos. Moram realmente no quarto que fiz a eles no meu coração.
Fio gratificante tudo isso para mim, e mais gratificante ainda foi observar a evolução destes alunos que procuraram a Escola, se esforçaram e hoje são cidadãos brasileiros valorosos. Parabéns a todos vocês! Beijos!
EFEMÉRIDES – 28 a 31/10 e 01, 02 e 03/11
28 – Dia do Servidor Público. Parabéns a todos!; São Judas Tadeu – Rogai por nós! 29 – Dia Nacional do Livro; 30 – Dia nacional de Luta contra o Reumatismo – Dia do Balconista – Dia do comerciário; NOVOFOBIA – Você sabe o que é? É o transtorno da pessoa que não vive sem celular; 31 – Dia Internacional do Comissário de Voo – Dia Internacional da Poupança – Dia das Bruxas; 01/11 – Dia de Todos os Santos; 02 – Feriado Nacional – Dia de Finados; 03 – “O Tempo não muda as coisas – quem tem que mudar é VOCÊ”.
Saudades do Professor Luiz Carlos de Vicente.