ESCARGOTS

Facebook
WhatsApp

As diversas espécies de caracóis se distinguem especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita de calcário, e pesa pouco mais de um terço do peso total. Os caracóis não tem audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas, já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.
Ao lado da boca fica o aparelho genital e a entrada e saída do ar dos pulmões, o pneumostama, que fica embaixo da concha. Os caracóis podem dormir por até três anos, ou seja, 10% de todo o seu tempo de vida. É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles se alimentam de diversos tipos de plantas. As poucas espécies carnívoras alimentam-se de minhocas ou de outros caracóis e lesmas. Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, não encharcado e são difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que grande parte de suas atividades ocorrem durante a noite.
Os caracóis são essencialmente herbívoros pois comem verduras como a couve e a alface e frutos carnosos como a melancia, banana, maçã e ração rica em cálcio. São animais de hábitos noturnos e vorazes, pois comem uma grande quantidade de alimentos. Mas essa voracidade está diretamente relacionada ao clima e às estações do ano: não se alimentam por vários dias em clima seco e quente mas consomem diariamente cerca de 40% de seu peso nos dias frescos, são considerados como iguarias em Portugal e em vários países. Também são bastante apreciados na França e Itália onde são chamados de escargots e lumache, respectivamente.
Em geral, os caracóis são colocados em jejum por cerca de 5 dias. Durante esse período e dependendo do criador, os animais serão alimentados apenas com água, vinho branco ou ervas aromáticas como salsinha, agrião, tomilho, manjericão.
Degustar a carne de escargots é uma questão de paladar. E também de vencer preconceitos, curiosos podem ter acesso ao conhecimento e a informação sobre as qualidades inegáveis dessa delícia de estranha forma e comportamento. Os romanos, desde o século IV antes de Cristo, também se alimentavam de escargots, não porque era uma iguaria sofisticada, mas porque não havia o que comer, a miséria era grande. Diz à lenda que, os romanos durante suas campanhas de conquista da Europa, levavam escargots para serem abatidos e consumidos durante as comemorações de vitórias em suas batalhas. No período da Idade média na França, os escargots eram estocados nos conventos para serem consumidos nos períodos de escassez de víveres. Existem também relatos de que marinheiros franceses, espanhóis e portugueses levavam os escargots em toneis de madeira, durante as viagens, a fim de consumi-los como carne fresca. De fato, esses caracóis começaram a ser apreciados pelos europeus. Esse animal tão esquisito, símbolo da gastronomia francesa, rapidamente extrapolou fronteiras, alcançando o paladar internacional. Mas, somente no final dos anos 70 e início dos anos 80 é que a criação de escargots se expandiu com a finalidade comercial. Em média custa certa de R$300,00 0 kg e em São Paulo há vários lugares que encontra tal iguaria tanto crú como em conserva.

 

Vamos aprender?

Escargots com manteiga de ervas
Ingredientes
2 dúzias de escargots fresco ou em conserva
250g de manteiga amolecida
2 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola roxa pequena finamente picada
Salsinha picada quanto baste
Sal e pimenta do reino quanto baste
Conchas de caracol(opcional)
Preparo:
Preaqueça o forno, ferva água em uma panela e cozinhe os escargots por alguns minutos, escorra e reserve. Em uma tigela adicione a manteiga, o alho, a salsinha e a cebola, tempere com sal e pimenta do reino misture até ficar homogêneo. Encha cada concha com um escargots e uma colherzinha de manteiga de ervas, posicione as conchas num refratário para que não derramem enquanto assam. Quando a manteiga começar a borbulhar estará pronto. Bom apetite!

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez