E o futebol, educa?

Facebook
WhatsApp

Toda criança, um dia, sonha em ser jogador de futebol. Para um país que não tem esperança na educação, os gramados são a solução para sair da miséria e dar boas condições à família. A bola nos pés se torna esperança; a caneta e o livro na mão são utopia. Esta se constrói pela negatividade do olhar e das condições que o sistema oferece para educar os filhos desta pátria. Não há nenhum herói segurando um giz. Não há nenhum herói declamando uma poesia, mostrando um mapa ou falando de fatos passados. Os heróis são aqueles que estão com a bola nos pés. Querendo ou não, isso pode mudar o destino de uma criança que sonha também ser um herói da bola.

Muitos desses heróis consagrados desenvolvem projetos sociais que podem mudar a vida de uma criança que não tem perspectiva de vida e nem de futuro. Se todos os grandes nomes do futebol pudessem mudar a vida de alguém, o mundo seria menos sofrido. Seus salários exorbitantes mudariam o jeito de viver de muitas outras crianças que estão em condições precárias e vivendo em lugares insalubres. O futebol tem um poder transformador tão grande que ele é capaz de pregar a paz em momentos de guerra. Consegue unir os povos e os seus costumes. Noventa minutos de uma bola rolando evitaria qualquer tipo de banho de sangue em zonas conflituosas. Futebol é paixão, é amor e sentimento. Tendo todas essas características, podemos afirmar que sim, o futebol educa.

Educa porque requer disciplina e concentração. Nenhum jogador vai tão longe se for indisciplinado, assim como nenhum profissional consegue os seus sonhos se não houver disciplina naquilo que faz. O futebol educa porque exige respeito, resiliência, empatia e trabalho em equipe. Sem essas características, ninguém vai tão longe. A partir do momento que um indivíduo sabe dos compromissos e das responsabilidades que ele tem para se calçar a tão sonhada chuteira, ele se educa. Mas para que ele conquiste todas essas qualidades é preciso do amálgama da família e da escola. A formação de um eu é da responsabilidade dos pais; a formação do ser civilizado é papel da escola. Todo jogador precisa passar pelos dois processos. O dom é fundamental, porém a educação é primordial. Inquestionável.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no