É Folclore! É Brasil!

Facebook
WhatsApp

FOLCLORE – a) é o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos, canções; b) conjunto das canções populares de uma época ou região; c) é o estudo e conhecimentos das tradições de um povo, expressas também em lendas, canções, crenças e costumes. FOL-CLO-RE.
Além de tudo isso temos as adivinhações que fazem parte enormemente do nosso Brasil. Adivinhações fazem parte do folclore. Eis algumas:
1 – Qual semelhança entre a Coca-Cola light e o cachorro?
2 – O que é que nasce a socos e morre a facadas?
3 – Quantos animais Moisés colocou na arca?
4 – O que dá no cruzamento de uma girafa com um papagaio?
5 – Quando o cachorro fica desconfiado?
6 – Qual é a diferença entre uma confeitaria e um leque furado?
7 – Um peixe foi jogado de um prédio de 20 andares. Qual o nome desse peixe?
8 – Qual o cúmulo da paciência?
9 – Como se chama o elevador no Japão?
10 – Com quem se parece o burro?
– pense, reflita, responda…
E quantas espécies de conhecimentos sabemos sobre o folclore que se comemora em agosto, dia 22, e… em todos os dias em que haja assunto sobre as tradições populares.
FOLK + LORE – de sabedoria tamanha que professores, alunos, familiares e todo povo se rejubila com enorme adversidade de acontecimentos pelo Brasil todo. Cada região com seu jeito de ser, de fazer acontecer, de manifestar alegrias e emoções.
“Adivinhas” ou “adivinhações”: maneira lúdica de enigmas populares, onde há um enunciado de ideias ou fatos, repletos de alegrias que tem como objetivo dificultar a resposta da questão.
Adivinhação é um tipo de brincadeira muito antiga, já existia nas civilizações do passado e faz parte da tradição oral de muitos povos. Sendo que a criação das adivinhações é creditada aos antigos seres que se comunicavam com as pessoas de forma codificada. Assim os homens tinham de interpretar as mensagens deles.
Com o passar do tempo as próprias pessoas foram criando suas charadas. Aqui no Brasil, devido à mistura das raças branca, negra e indígena, acabou por se reunir uma grande quantidade de perguntinhas bem características.
As “advinhas”, não raro, se apresentam em forma metrificada (metrificar = por em verso medido, fazer versos medidos compor versos), o que facilita a maneira de decifrar as questões. E assim repeti-las. E são mais utilizadas no meio rural de que nos centos urbanos e industrializados.
Porém, atualmente a televisão tem dado e conseguido ampliar a fórmula das “adivinhas”.

Pensou? Refletiu? Respondeu? Adivinhou?
Vou te ajudar: as respostas estão aqui:
1 – O Cachorro late e a Coca-Cola, light.
2 – É o pão.
3 – Nenhum animal. A Arca era de Noé.
4 – Um alto falante.
5 – Quando o cachorro fica com a pulga atrás da orelha.
6 – Na Confeitaria há (tem) bananada e em leque furado não abana nada.
7 – O nome do peixe é: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAATUM!!!
8 – O cúmulo é contar os degraus de uma escada rolante.
9 – O elevador no Japão? Apertando o botão.
10 – O burro se parece com outro burro.
O que ´´e, o que é… virá na próxima edição do jornal O Imparcial com mais 10 adivinhações. Leu? Pensou? Se divertiu? Parabéns! Isto é Folclore do Brasil.

Não vá fundir a cuca…
– Qual o nome do cão inteligente?

Parabéns aos aniversariantes desta semana. Saúde a todos com felicidades mil – sempre, sempre!

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o