Famílias existem para que seus membros se relacionem. Crianças, adolescentes, jovens fazem parte delas e juntos, com pai e mãe e até avós, tenham uma vida em comum por todas as vinte e quatro horas.
O dia passa, chega a noite e logo, outro dia nasce para com tantas atividades, todos estarem bem. E é com Deus e nosso coração cheio de amor que dias e noites acontecem.
Filhos adolescentes, já estudando e bem adiantados, muitas vezes interrogam os pais com questões nem sempre bem compreendidas por ele. Por exemplo: – falar palavrão tem algum mal? Há quem diga palavrões quase sempre e dizem até que é normal.
Essa linguagem não muito aceitável pelos mais velhos, faz com que os mais novos se aborreçam – estão acostumados dizer e nem percebem.
Na Escola isso acontece vez em quando, e mesmo longe de quem não diz, por exemplo os professores, funcionários e mesmo seus pais, os jovens falam em forma de frases.
Falar palavrões chama a atenção dos colegas? Ou expressa frustração ou raiva? Quem fala palavrão é desagradável e até imaginamos falta de educação, deixando quem ouve meio constrangido, sem graça e até nervoso.
Há pessoas que não querem amizade com eles – pois não há respeito entre todos. É complicado até para quem quer conseguir emprego. Por esta postura tão indelicada, não confiamos até em dizer algum segredo (aliás segredo é segredo). Pessoas sérias nem confiam em pessoas assim, por imaginar que palavrões ditos a esmo, complicam tais situações.
A mídia está repleta de desculpas para quem diz palavrões, revolucionando notícias que até nos deixam ansiosos e abalados por distorcerem as informações. Pessoas influentes comentam ser o palavrão, uma palavra vã e que o vento leva. Será? Professores falam palavrões? É por que estudaram e tem diploma? Não? Eles sabem que esta linguagem vulgar é prejudicial a si mesmos e a todos que os rodeiam. Assim como outras tantas pessoas.
É deselegante alguém dizer palavrões. Ainda há tempo de corrigir-se. Policie-se. Tente, se esforce, conte até dez ou vinte, antes de dizê-los. É melhor para você – você será visto com outros olhos. Olhos da confiança, olhos da certeza de que a educação está à sua volta, através das pessoas que te rodeiam. Dizer e ouvir palavrões não nos faz bem.
Parabéns! Só assim você voltará à sociedade que te quer bem!
Efemérides – 04 a 10/03/16
04- “A simplicidade me envaidece”;
05- Dia do Filatelista Brasileiro;
06- “Vemos o mundo conforme a nossa ótica”;
07- Dia do Fuzileiro Naval;
08- Dia Internacional da Mulher, saudade da Professora e amiga Rinné Bahdur Vieira;
09- “A vida não dá marcha ré – não volta ao passado, mesmo tão perto de nós”;
10- Dia do Telefone – Dia do Sogro e Dia Mundial do Rim.
Parabéns Hélio de Pontes (Discotecário da Rádio Cultura) e Jesus Belmiro (Compositor de Gabarito).
Parabéns à todas as MULHERES!