Folclore é o conjunto de costumes tradicionais, crenças, canções, danças, festividades, artesanatos, indumentárias de um povo.
FOLK LORE – foi este termo empregado pela primeira vez pelo arqueólogo inglês G. J. Thomas, em 1.846.
FOLK – povo, raça, gente, nação.
LORE – saber, doutrina, ciência.
Portanto, FOLKLORE – saber de um povo. Folclore na língua portuguesa: saber de uma nação, de gente e de seu povo.
Por todo o planejamento dos conteúdos do ano letivo, algo em torno do folclore é recomendado aos educandos. O corpo discente muito se manifesta em torno do Folclore, principalmente brasileiro.
Comemorado no dia 22 de agosto, o Folclore Brasileiro é muito rico. São músicas, danças, brincadeiras infantis e adultas, declamações de jograis e poesias, desafios, exercícios temáticos…
Algumas atividades na Educação Física são exploradas entre os alunos: barra manteiga (queimada), jogos de baralho, amarelinha, barra-bol, esconde esconde, cabra cega, bolinha de gude, pular corda, soltar pipas e tantos outros. Muitas atividades na Educação Infantil são exibidas entre professores e alunos (crianças até 5 ou 6 anos): o agacha agacha, peteca, esconde esconde, beijo beijo e aperto de mão, mamãe da rua, soltar pipas etc. São atividades de equilíbrio e raciocínio, atenção e esperteza.
Na novela do SBT que “Carinha de Anjo” foi exibida aos amantes de novelas e conteúdos infantis, muitas canções ouvimos e vimos com talento e sabedoria.
Crianças e suas professoras no Colégio Doce Horizonte, cantaram e nos mostraram exercícios aeróbicos de acordo com cada canção. Entre elas, “Pirulito que bate bate” e “Se esta Rua”:
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.
Se esta rua, se esta rua fosse minha,
eu mandava, eu mandava ladrilhar,
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
para ver, para ver Mamãe passar.
Também, “O Cravo brigou com a Rosa”, “Boi da Cara Preta”, “Ciranda Cirandinha”, “Polegar Polegar”, “Sapo Cururu”, “Era uma Vez”, “Felicidade”, “Atirei o pau no Gato”, “Tumba la Tumba”.
Todas as crianças a caráter – foi um sucesso esta novela. Nós, adultos já, recordamos estas canções folclóricas e crianças em idade escolar ficaram encantadas. Vestimentas lindas, coloridas, adereços maravilhosos, sapatilhas enfeitadas, deram ao cenário um encanto ainda maior.
Para recordar, “Borboletinha” e “Se esta Rua fosse minha” são a alegria da criançada. Outras canções que também nos encantaram: “Boi da cara preta”, “Polegar polegar”, “Sapo Cururu”, “Do Ré Mi Fá”, “Meu gatinho”, “A Rosa entrou na Roda”, “Frere Jack”…
“Nas Asas do Senhor”, cantada por Irmã Fabiana e Padre Fábio de Mello encantaram brasileiros de norte a sul. “A Montanha”, de Roberto Carlos cantada pelas irmãs do Colégio; “Luar do Sertão”, por Zeca e Miguel; “A Flor e o Beija-flor”, por Gustavo e Irmã Cecília; “Oh” Happy Day”, pela Irmã Fabiana; “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, por todos do Colégio no Programa do Ratinho.
O desafio também é folclore. E muito comentado:
Maricota do Rabicho
I
Maricota do Rabicho,
Nunca vi cabelo assim.
Isso é trança ou palha
Muito seca de capim.
II
Zé Vicente falador
Eu não sei se é de fato
Mais bonito o meu cabelo
ou se é seu pé de pato.
III
O mocinha deixa disso
Eu não sou tão falador
O meu pé é muito grande
Porque sou bom caçador.
IV
Zé Vicente, caçador
Onde está a valentia
Quem fugiu de uma onça
lá no mato outro dia?
V
Pro meu pé não olhe não
Vem depressa ser meu par
Ele é grande, mas garanto
Que ainda serve pra dançar.
VI
Minha gente, até logo,
Vamos contentes brincar,
Sempre fomos bons amigos,
Não precisam duvidar.
(para Festa Junina – duas pessoas).
As Festas Folclóricas são muito animadas. Na Escola, em casa, na praça, no terreiro da fazenda, na rua, na cidade ou sítio. Com alegria e diversão, podem acontecer em qualquer data do ano.
VIVA ‘NÓIS’! VIVA TODO MUNDO!
Parabéns aos aniversariantes deste mês de agosto!
Abraços a todos com muita saúde e carinho.
Chegou neste dia 22 de agosto, às 10 horas, em Brasília, o coração de D. Pedro I. Veio por avião e ficará aqui pelos 200 anos da Independência do Brasil. Há 186 anos ele está numa redoma de ouro, em Lisboa, Portugal. Presidente Bolsonaro o recebeu e com vivas se emocionou demais. Uma alegria para o Brasil, para Jair Bolsonaro e para os brasileiros. Este coração português, que é brasileiro de verdade, voltará para Portugal no dia 8 de setembro, após Desfile e Saudações ao Brasil que amamos muito.
Salve 7 de Setembro! Viva nossa Independência!
Viva os Brasileiros!