“O Dia dos Namorados, ou também Dia de São Valentim, é uma das principais datas comemorativas dos Estados Unidos. São Valentim não é um santo popular na vida dos brasileiros, não faz parte da nossa cultura.
A troca de mensagens e de presentes entre os casais é comum e aquece o comércio, gerando muitas vendas e lucros em diversos países.
A celebração deste dia nem sempre foi ligada ao comércio. E na Roma Antiga, esta festividade tem sua história – são raízes que remontam aos rituais pagãos.
Conforme a tradição, era o dia 14 de fevereiro a data em que era comemorado o Dia dos Namorados e nos países como Estados Unidos, era neste dia relembrada a morte de São Valentim, o mártir cristão que viveu no século III.
E foi durante este tempo que o Imperador Romano Cláudio II proibia os casamentos por acreditar que homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram os melhores soldados. Valentim se apôs a essa decisão e concedeu bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina.
A rebeldia do Santo o levou à prisão e ele acabou decapitado no ano 270. Enquanto estava trancafiado, Valentim se apaixonara pela filha do carcereiro, mantendo um romance secreto.
E… antes de sua morte, ele, São Valentim, escreveu uma mensagem a ela assinando: “do seu Valentim” – seria o primeiro cartão do Dia dos Namorados.
O tempo passou. E… dois séculos depois, ano de 496, o Papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo das pessoas enamoradas.
Porém, há quem não acredite. Havia naquela época três religiosos com o mesmo nome (de Valentim): um morto na África, e dois sepultados em Roma.
No Brasil, o Dia dos Namorados começou em 1949, homenageando jovens casais, e a festa se adaptou melhor no País.
São Valentim continua sendo homenageado, mas trocaram a data para 12 de junho. Esta data antecede o Dia de Santo Antônio, que é o Santo Casamenteiro.
Santo Antônio – Rogai por nós!!! Rogai por todos nós!!!
Pelo Dia dos Namorados, antecedendo Santo Antônio, dia 13, abraço a todos os casais enamorados.
Homenagens aos casados, eternos namorados, amigos maravilhosos, além de muitos que tenho. Sintam-se abraçados e com as bênçãos do Senhor Bom Jesus.
Comemorar Santo Antonio com quadrilha, comidas e bebidas típicas de Festas Juninas é muito bom. Com orações, trezenas ou novenas e muita diversão no Casamento Caipira, mas nunca com balões.
Não esqueçam que os balões são perigosos e traiçoeiros, já deixaram na miséria milhões de brasileiros.
Viva Santo Antonio, Viva São João, Viva São Pedro!