DEUS TELEFONOU PARA MIM…

Facebook
WhatsApp

Paul Sanyangore, um pastor evangélico do Zimbábue, tem usado uma estratégia que parece exceder os limites da crença na ingenuidade das pessoas. Durante os cultos, ele clica em um número no seu celular e, como que num estado de transe, começa a falar com o seu interlocutor que é, nada mais, nada menos que o próprio Deus!

Sanyangore garante que foi o Todo Poderoso em pessoa que lhe passou o número do telefone, para que houvesse um canal direto entre eles. E ainda justifica: “Se os Céus falaram com Abraão, por que não conosco? Vocês não têm fé?”

O pastor deu uma entrevista a um jornal local afirmando que “mantém um diálogo com Deus sempre que necessita tirar dúvidas sobre algum procedimento e que sua próxima missão é criar um programa de televisão, chamado ‘Céu Online’, no qual as pessoas poderiam ouvir suas conversas com o Ser Supremo”. Bem, tem coisas que até mesmo Deus duvida que o homem seja capaz fazer…

No entanto, não é de todo improvável que possa se estabelecer uma comunicação entre Deus e os homens envolvendo recursos como a internet. Calma, me explico! Óbvio que Deus não tem um telefone e, muito menos, que passou o número exclusivo dele para um pastor. Mas, tem coisas envolvendo o mundo espiritual que a tecnologia pode muito bem ajudar.

Um dos principais pilares do cristianismo é a crença na volta de Jesus. Os cristãos acreditam que Deus nasceu como homem, morreu crucificado, foi sepultado e ressuscitou depois de três dias. Passou mais 40 dias na Terra, aparecendo para centenas de pessoas, pôde ser tocado e se alimentou, provando não se tratar de um espírito, mas de um corpo ressurrecto. Depois, subiu aos Céus, à vista de uma multidão, e deve voltar à Terra, numa data desconhecida por todos, mas aguardada desde a sua Ascenção. Se o cristão não crê nisso, ele não é, de fato, cristão.

Nessa segunda vinda, Jesus seria visto por todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo. E qual a maneira mais fácil e mais exata de um evento ser visto ao mesmo tempo, de qualquer lugar do planeta? Uma transmissão online! Logo, a internet pode, sim, ser o veículo utilizado para que todos vejam o evento do retorno de Jesus ao mesmo tempo.

Parece absurdo isso? Religião e tecnologia não se combinam? Oras, não nos esquecemos que tudo é do Pai e que, o que achamos ser o auge da modernidade científica por aqui pode não passar de uma tímida imagem de algo muito mais desenvolvido e complexo, que exista em outro lugar, em outra dimensão.

Mas, não esperem que Jesus vá postar reels, tuitar ou mandar mensagens pelo WhatsApp, Telegram, Instagram ou Face. E nem que Ele vá telefonar para vocês. Bem, talvez…

Há duas semanas, eu fiz uma viagem que precipitou uma série de eventos e consequências que me deixaram bem fora de foco, e que nem vem ao caso tratar aqui. A questão é que tantas coisas ruins começaram a acontecer depois dessa viagem, tantos imprevistos, tanta coisa dando errado, que chegou um momento que eu, que sou uma pessoa batalhadora e animada, comecei a desanimar e sentir vontade de jogar a toalha.

O que foi possível fazer foi adiar alguns projetos, mudar algumas reuniões e deixar de trabalhar em algumas coisas que não estavam fluindo, mas, confesso, foi uma combinação tão grande de coisas negativas que senti abaladas até as estruturas da minha fé. Sabe aquele momento que, mesmo sendo uma pessoa que crê, você acha que Deus te abandonou completamente e não está nem aí para você?

Era exatamente assim que eu estava me sentindo, até receber um telefonema… Calma, não foi do número usado pelo pastor do Zimbábue!

Eu estava perdida, com a mesa cheia de papéis e coisas para resolver, mensagens para responder, situações para avaliar, ações que precisavam ser tomadas, mas, me sentindo completamente confusa, sozinha, sem rumo, sem direção. Já fazia uns três dias que eu sequer conseguia rezar e, olhe que sou mulher de oração diária.

Então, recebi uma ligação de uma pessoa ligada a uma instituição religiosa, pedindo donativo. Por acaso, era de uma instituição religiosa para a qual eu presto serviço, de forma que o meu telefone não deveria estar naquele mailing, pois eu sou funcionária deles. Interrompi o script do rapaz, me identifiquei e desejei boa sorte no trabalho. Ele se desculpou e ficou tudo certo. Mas, antes de desligar, ele teve uma atitude inusitada: me pediu se poderia fazer uma oração por mim. E fez uma oração muito singela e, com certeza, muito sincera.

Poderia ter sido ele, poderia ter sido uma testemunha de Jeová na minha porta, poderia ter sido um livro aberto ao acaso com uma mensagem espiritual ou um vídeo aleatório no Youtube. A questão é que, para mim, ficou muito claro que aquela era uma ação de Deus. Enquanto o jovem rezava, eu senti Deus falando comigo.

É o que a ex-ministra Damares Alves deve ter sentido quando disse que falou com Jesus em cima de uma goiabeira. Não concordo com a atuação dela como ministra e muito menos com as ideologias que ela defende, mas, enquanto pessoa, eu compreendo e respeito o que ela disse da sua experiência espiritual, após ter sofrido um abuso sexual, na infância. E fiquei muito chateada com os memes e piadas feitas sobre isso, porque é um assunto que merece todo respeito.

Para mim, naquele momento, Deus estava naquele telefonema, Ele se utilizou de um desconhecido para me lembrar que Ele está no controle e que Ele se importa. Tanto que, uma simples Ave-Maria, pronunciada por um agente de telemarketing, me recolocou nos eixos e tudo voltou a fluir dentro da normalidade, na minha vida e no meu trabalho.

Deus está na vida, no Universo, no micro e no macro. E pode agir sobre nós de maneiras inimagináveis. É claro que pegar um celular, durante um momento sagrado como um culto, e querer convencer os fiéis que está falando com Deus é caso para prisão ou internação, mas, estar aberto para sentir a presença de Deus, das mais variadas maneiras, é uma questão de fé e pode mudar o rumo de nossas vidas.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no