Crianças são reflexos do seu meio e das pessoas que fazem parte dele. Refletem as emoções, os sentimentos, as dúvidas e os conflitos do mundo compartilhado com os adultos.
Estes adultos são, em um primeiro momento, os pais. Depois, todo o grupo da família. Na fase escolar, o conjunto formado pelos professores e equipe também exercem influência sobre o comportamento, o desenvolvimento e o bem-estar dos pequenos.
Tudo aquilo que a criança observa ao seu redor – a linguagem, o comportamento, a forma de tratamento tanto com ela quanto entre os adultos e também com outras crianças – são exemplo de aprendizagem. Assim, a primeira fonte de informação para compreensão do funcionamento de uma criança é a sua estrutura familiar e os meios que ela frequenta.
Para entender como pensa e o que sente uma criança precisamos conhecer bem o comportamento habitual dela para depois observar possíveis mudanças, buscar as causas e as soluções para as dificuldades apresentadas.
Por não ter a personalidade formada e estar em processo de amadurecimento a criança não consegue, na maioria das vezes, falar para o adulto o que ela está sentindo. É muito mais frequente que estas situações sejam percebidas através de suas brincadeiras, de seu humor, de sua relação com as pessoas e também de sua saúde física – crianças podem adoecer por razões emocionais e os sintomas físicos que aparecem podem ser a única forma que ela encontrou para demonstrar sua necessidade de ajuda.
Insegurança, medos e incertezas podem ser percebidos quando a criança necessita do adulto de confiança sempre por perto, na dependência para atividades normais do dia a dia, no desempenho escolar, na dificuldade de relacionamento com outras crianças e também com a família.
Quando pais e educadores buscam entender e ajudar uma criança é válido que todas as pessoas de seu convívio sejam ouvidas, pois, uma dificuldade que é percebida em casa, por exemplo, pode não acontecer na escola ou vice-versa. Onde e com quem este comportamento aparece alterado também é fator importante nesta avaliação.
Muitas vezes, sem perceber, pais e educadores criam expectativas muito grandes em relação ao que esperam das crianças e estas se sentem na obrigação de corresponder a este desejo. Se a cobrança de desempenho é uma situação difícil para um adulto imagine para uma criança. Conhecer e entender o mundo e suas relações não é fácil e é tarefa para a vida toda.
É comum que alguns comportamentos da infância fiquem sem explicações concretas porque fazem parte de fases e sentimentos próprios do desenvolvimento de cada um e que podem se resolver sozinhos, não se caracterizando exatamente como um problema ou dificuldade.
Quem reserva tempo e atenção para observar e participar do cotidiano de uma criança pode não encontrar todas as respostas que gostaria, mas, irá ter muito mais recursos para entender, respeitar e ser presença nesta aventura do desenvolvimento.