Craques na bola, mas…

Facebook
WhatsApp

O esporte é essencial para o desenvolvimento humano e social. Embora o verde e amarelo da nossa camiseta têm nos dado muitas decepções, somos ainda o país do futebol. Creio que o sonho de toda criança é se tornar um craque, ser famoso e ganhar muito dinheiro. Para que isso aconteça, muitos acabam deixando a escola para correr atrás dos sonhos. Sonhar faz parte da essência humana e precisamos dele, dos sonhos, para continuar nesta vida. Entretanto, aqueles que o conquistam, principalmente no futebol, quando terminam a carreira, estão com suas contas zeradas e abastados de dívidas.

Se um atleta não tiver um conselheiro nas questões econômicas, a tendência é que este profissional passe por dificuldades financeiras quando pendurar as chuteiras, assim como aconteceu com Garrincha, Muller, Zé Elias entre outros. Ao mesmo tempo, há aqueles que multiplicaram suas fortunas e vivem uma vida tranquila. Isto não acontece apenas no futebol. Temos diversos exemplos de ex-atletas de outras modalidades e artistas que perderam tudo, porque não conseguiram administrar o dinheiro que ganharam. É ai que entra a educação. Eu já escrevi por estas páginas sobre a importância da educação financeira nas escolas. Dias estes, por exemplo, vi duas crianças, de aproximadamente dez anos, perguntando à atendente da padaria se os cinco reais que uma delas tinha em mãos daria para comprar dois salgadinhos e um suco. Imagine se uma delas se torne uma grande esportista renomada. Quem iria administrar o dinheiro?

Muitos dos nossos ídolos e craques têm atingido a fama e o sucesso, mas não o conhecimento financeiro. Não sabem sobre ativos e passivos, CDB e CDI entre tantas outras denominações do mercado financeiro. Acham que o dinheiro é uma fonte inesgotável. Gastam absurdos com mansões, roupas de grife, festas e noitadas. Faltou-lhes a escola. Faltou aquele professor de matemática financeira para prepará-los. Na verdade, deveria ser também um trabalho do clube/empresa que o contratou. Creio que todo empresário de atletas e artistas deveria traçar os planos financeiros, pois são uma das formas de criar determinada estabilidade ao se aposentarem. Todavia, não é isso que acontece. Dificilmente, no meu humilde ponto de vista, nossos ídolos chegarão à estabilidade financeira se não tiveram um bom profissional ao lado para poder administrar o dinheiro. Muitos deles esbanjam glamour e riqueza sabendo que um dia a conta chega. E chega! Chega para todo mundo.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no