Cracóvia

Facebook
WhatsApp

Hoje o assunto será a cracóvia, um salame típico da cidade de Prudentópolis, no Paraná, que recebe este nome em homenagem ao Presidente da República, Dr Prudente José de Morais Barros, fazendo desaparecer o antigo nome São João do Capanema. Está localizada no estado do Paraná, a vilhinha, como sede de colônia, tomou grande impulso e já em 1895 apresentava aspecto de povoação próspera e progressista, com ruas bem traçadas com grande movimento de colonos. Foi nessa época que chegou ao Brasil a primeira leva de colonos imigrantes ucranianos. Prudentópolis se tornou então o município brasileiro que mais imigrantes ucranianos recebeu. Outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização da cidade, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos. A região e repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, onde há a possibilidade de contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda estrutura para receber o visitante. Dentre os atrativos que se destacam, o Salto São Francisco é considerado o salto mais alto da região sul do país e o mais importante de Prudentópolis, possui aproximadamente 196 metros de queda livre, onde se faz rapel. Além de ser a terra das cachoeiras Prudentópolis também é conhecida como a terra da cracóvia. “Krakóvia” como foi batizado na sua origem, ou cracóvia como é conhecidaem todo o Paraná é um salame produzido artesanalmente desde a década de 1971 por descendentes ucranianos, que seguem as tradições dos antepassados que ali chegaram no século XIX e constituíram uma forte colônia.
Este embutido é feito com carne suína selecionada, não podendo ser congelada, muito alho, sal e pimenta, embalagem plastificada ou tripa natural e defumação moderada (com lenha de macieira ou pessegueira) Segundo a Prefeitura de Prudentópolis, este embutido teve origem na década de 1960. Surgiu no Açougue Alvorada, de propriedade de descendentes de ucranianos, a família Opuchkevitch.
Numa manhã, os donos da casa fizeram uma mortadela diferente e mostraram a Lucas Usoski, velho polonês dono de uma churrascaria e freguês exigente. Declarando que o produto era muito bom, mas precisava de um pequeno aperfeiçoamento e um nome que chamasse atenção, batizou-o então de Krakovia, famosa cidade polonesa.
Sendo o fabricante ucraniano e o produto de nome polonês, todos iriam querer experimentar a nova mortadela. Seu sucesso, entretanto, veio só a partir de 1990. O Cracóvia é encontrado nos principais açougues de Prudentópolis, feiras livres de Curitiba e casas especializadas.”
Confesso que não conhecia a cracóvia até a semana passada quando um amigo (Gadanha) em uma viagem ao sul me trouxe uma para experimentar, gostei demais e resolvi pesquisar sobre este embutido que é muito gostoso e pode ser utilizado em diversos pratos.

 

Vamos aprender?

Vamos fazer um delicioso Ragu de Cracóvia.

Ingredientes:
200g de salame cracóvia (pode substituir por lombinho canadense) cortados em cubinhos.
1 cebola finamente picada.
2 dentes de alho finamente picado.
3 colheres de azeite.
10 tomates bem maduros sem pele e sem sementes.
Sal e pimenta do reino quanto baste.
Salsinha e cebolinha finamente picados quanto baste.
500g de macarrão de sua preferência (espaguete, fuzilli, tagliarine ou qualquer outro).

Preparo:
Em uma panela aquecida adicione o azeite e frite a cracóvia em seguida adicione a cebola e o alho e deixe fritar por alguns minutos, coloque o tomate cortado em cubos grandes e deixe refogar até formar um molho, ajuste o sal e a pimenta do reino e finalize com o cheiro verde, reserve.
Cozinhe o macarrão ao dente, escorra e incorpore o ragu de cracóvia, sirva em seguida com queijo parmesão ralado e um belo vinho tinto. Bom apetite.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no