Cozinha Chinesa

Facebook
WhatsApp

Desde os tempos mais remotos da civilização oriental, a fascinação pela comida é um evento presente na história da China. Imperadores realizavam verdadeiras festanças em homenagem a deuses e espíritos pedindo abundância nas colheitas. Nessas festas, comidas variadas eram servidas de forma muito respeitosa. Vamos aprofundar nosso conhecimento pela culinária chinesa. O conceito do yin e yang, já é bem conhecido pelo mundo todo, que demonstra a dualidade das forças, também é aplicado à culinária chinesa. Folhas, sopas, massas, carnes, frutos etc, todos preparados esmeradamente com diferentes técnicas para equilibrar o prato.
Assim, uma ceia chinesa completa deve apresentar um prato doce (yin) e outro salgado (yang), um macio (yin) e outro crocante (yang), um frio (yin) e outro quente (yang) e assim sucessivamente. O que importa é que sempre haja estabilidade e concordância, para que sua alimentação reflita em sua boa saúde física e mental.
Outro conceito também bastante utilizado na montagem e no preparo dos pratos chineses, são os cinco elementos: a madeira, o fogo, o metal, a terra e a água. A distribuição fica assim: azedo – madeira, amargo – fogo, picante – metal, doce – terra e salgado – água. Usando com sapiência, seu organismo além de bem alimentado, também manterá a saúde e o bem estar. O ingrediente mais popular e amado pelos chineses é o macarrão. Feito de trigo ou de arroz, a sua diversidade é grande, preparado em inúmeros pratos como: salada de bifum, yakissoba, lo-mein, salada oriental, entre outras.
A predominância dos pratos vem do Norte e do Sul. No Norte, os principais alimentos são o talharim, o pão no vapor e bolinhos de carne. Os pratos são mais oleosos, mas os paladares são mais suaves e é frequente o uso de vinagre e alho. Já a culinária do Sul possui pratos com acompanhamento de arroz e sabores mais adocicados. Os chineses, ao cozinhar, seguem quatro mandamentos – É isso mesmo: a culinária chinesa precisa, necessariamente, seguir quatro mandamentos: cor, perfume, paladar e apresentação esmerada. É por isso que são usados vários ingredientes num mesmo prato (cores diferentes), temperos e condimentos em profusão – como gengibre, curry, molho shoyu e óleo de gergelim, por exemplo – mas com bastante equilíbrio (o que garante o perfume e o paladar) e com bonita apresentação, de maneira que a refeição agrade o paladar, o olfato e a visão.
Um clássico da cozinha chinesa, o Arroz Chop Suey é uma forma prática de variar o arroz branco de cada dia e incrementar suas refeições, vamos à receita:

Vamos aprender?arroz

Ingredientes:
* 500g de arroz cozido.
* 150g de presunto em cubos pequenos.
* 150g de camarão sete barbas já cozidos.
* Sal quanto baste.
* 1 colher (café) de Glutamato monossódico (aginomoto).
* 1 maço de cebolinha verde finanmente picada.
* 3 ovos batidos.
* Óleo de soja quanto baste.
* 1 cebola picada.
* 2 cenouras cozidas cortada em cubos pequenos.

Preparo:
Em uma panela aqueça o óleo e frite os ovos, desmanchando em pequenos pedaços, junte a cebola e depois a cenoura. Acrescente o arroz, o presunto e o camarão, ajuste o sal e coloque o glutamato. Misture bem durante 3 minutos e adicione a cebolinha verde. Sirva imediatamente.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no