Respeito ao Legislativo Municipal
Na edição passada fiz um comentário sobre um pronunciamento do vereador Murilo Jácomo na Câmara Municipal. Quero aqui deixar bem claro que respeito todos os membros daquela Casa de Leis, mesmo porque, não poderia ser diferente, já fiz parte dela e sei que eles estão lá representando o povo de Monte Alto que os elegeram no voto democraticamente. Quanto ao vereador, no que tange algumas vezes à sua euforia de jovem, tenho respeito pelo seu trabalho, fiz apenas um comentário nesta coluna.
Quanto ao que escrevi, se estou certo ou errado só o tempo dirá, mesmo porque não ofendi ninguém. A democracia é isso, quando se é público a gente está exposto a comentários que as vezes gostamos ou não. No caso descrito nesta coluna foi apenas um ponto de vista deste colunista, não necessariamente deste jornal, cuja a objetividade é só informar os bastidores da política local o que, diga-se de passagem, muito tem agradado aos nossos leitores, os quais sempre nos retribuem com elogios, sem falsa modesta. Fica aqui registrado o meu ponto de vista.
Palmeiras da Minha Terra 1
Calma palmeirenses, não estou falando do time de futebol, e sim, das palmeiras da nossa Praça da Matriz. Apenas uma dica ao atual secretário e ao diretor de Meio Ambiente do Município, que seria importante fazer uma limpeza nas copas destas belas árvores da nossa Cidade, pois já se passou mais uma década que foi realizado este trabalho. Na época, por coincidência, o responsável era o jovem Wiliam Nunes, o Branco, primo do atual secretário Tadeu Nunes. Branco foi muito feliz no seu trabalho, trouxe um superguincho de Ribeirão Preto para ter alcance na copa das palmeiras, já que, algumas delas tem altura de um prédio.
Palmeiras da Minha Terra 2
Quando começou o importante trabalho de limpeza, ele já tinha uma desconfiança, além de alguns galhos estarem podres e um já havia caído e machucado uma pessoa que passava pela praça. Branco tinha outra preocupação que eram os ninhos do bicho Barbeiro, muito comum neste tipo de árvore.
Só esclarecendo, o bicho Barbeiro é um tipo de mosquito transmissor responsável pelo mal de Chagas, uma doença que causa inchaço no coração e leva a maioria das pessoas picadas por eles à morte prematura. Como jornalista, estive algumas vezes presenciando o trabalho da equipe comandada pelo jovem responsável por aquela missão e eis que, de repente, ouvi um grito lá de cima do grande guincho: “Achamos”! Bingo, Branco tinha razão: lá estava, em uma das palmeiras, um ninho temível do bicho barbeiro. Fica aqui a dica. Prevenir nunca é demais.
Minha Terra tem Palmeiras
Onde canta o sabiá
Mas precisamos ficar atentos
Porque podemos encontrar
Um ninho de bicho barbeiro
Capaz de nos matar.
Amigos para sempre
Recentemente caminhava pela rua quando me deparei com uma cena do cotidiano que muito me comoveu e fiz questão de registrar. Um homem, dormindo na calçada. Ao seu lado, talvez o único e grande amigo que não lhe abandonou nesta vida, o seu cachorro. Era um rapaz jovem e não sei o que o levou a chegar naquela circunstância. Nesta vida há razões que a própria razão desconhece. Não cabe a mim julgar ninguém. O que me sensibilizou, além da situação que o homem vivia naquele momento, só tinha uma certeza: que ele não estava sozinho, tinha a seu lado seu fiel companheiro, que até para ser solidário, dormia junto a ele. O cachorro e sua peculiar fidelidade canina. Fica aqui registrado, principalmente para aqueles que não valorizam o amor e a fidelidade do maior amigo dos homens.
Vagas para Idosos e Deficientes
Em Monte Alto, até o começo de 2018, havia aproximadamente 304 vagas para idosos e 303 para deficientes. Vou procurar o pessoal responsável pelo departamento de trânsito no município para ver se tenho acesso aos números atualizados, inclusive de carros e motos que tem o município para comentar na próxima coluna. Como aquele setor é dirigido por pessoas competentes, acredito que não será difícil conseguir.
Destaque Profissional
O destaque profissional de hoje vai para Bruno Lima, jovem que conheço desde criança. Bruno é filho do nosso amigo Valentim do Pastel; ele desenvolve um trabalho ímpar frente a uma empresa de Crédito, a Vazoli. Sempre educado e prestativo, Bruno é o destaque profissional da coluna nesta edição.
Gostou da Ideia
O presidente do Lions Clube de Monte Alto, Donizete Morelli, gostou da dica desta coluna e disse que vai conversar com seus companheiros para ver a possibilidade de trazer de volta a Festa da Cerveja, que foi um evento tradicional no clube nos anos 60 e 70. Por coincidência, Donizete, que é vereador, tem a seu lado na Câmara a vereadora Maria do Carmo Coelho, que foi juntamente com seu esposo Cidinho Coelho, um dos baluartes daquele importante clube de serviço, a qual poderá lhe dar algumas dicas, sem contar, é claro, com seus companheiros Leões e Domadoras.