Coluna do Alencar

Facebook
WhatsApp

Eleições Majoritárias: Quem perde, quem ganha
As eleições majoritárias acabaram e sempre ouvi dizer que em seguida já começa a eleição municipal. Aqui em Monte Alto houve surpresas e confirmações. Vejamos: a ex-prefeita Silvia Meira foi a grande vitoriosa. Embora o seu principal deputado estadual não tenha sido eleito, elegeu o deputado federal que foi seu companheiro de trabalho e nunca tinha sido candidato ao Legislativo, o ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, que é do seu partido, o DEM, e cujo vice-governador eleito Rodrigo Garcia, era Secretário da Habitação com o qual ela tem uma aproximação muito forte, pois trabalhava junto ao mesmo na pasta do CDHU de Ribeirão Preto. Na campanha de Dória e Garcia também teve um papel importante, e contou com a participação fechada e forte do PSDB local que tem como presidente o Dr. Fabrício Nogales e como vice o ex-vereador Sanches, além do vereador do partido, Donizete Moreli e demais membros do diretório, que muito trabalharam na campanha.
Em entrevista, Silvia disse: “Reuni o grupo de amigos que sempre estiveram ao meu lado em todos os momentos políticos e sai para a rua pedindo votos. Quer nas casas, quer nos eventos, nas redes sociais”. Ou seja, foi como sempre, uma guerreira incansável.
Dória e Garcia obtiveram a maior vitória por porcentagem na Região de Ribeirão Preto, claro que não foi só pelo trabalho dela, mas com certeza, ela somou muito para essa expressiva vitória do governador e vice, eleitos em 2018.

Sucessão 2020
A política é como na medicina, nunca se pode garantir cem por cento, porém, acredito que nas próximas eleições municipais, não só pelo grande cacife político junto ao governo do Estado, mas principalmente pelo seu prestígio junto à população, Silvia seria praticamente imbatível nas urnas, mas tudo vai depender do cargo que com certeza assumirá no Estado.

Fortalecidos
Alguns vereadores aqui no município também saíram fortalecidos nesta eleição majoritária. Murilo Jácomo e Júlio Raposo do Amaral, ambos fizeram seus deputados federais mais votados, Ricardo Izar e Baleia Rossi. Claro que também outros vereadores tiveram participação importante como o próprio presidente da Câmara, Júlio Zacarin Neto.

Resposta Imediata
Ao ver um vídeo circulando na rede social, de um deputado com uma vereadora e membros da Santa Casa pedindo voto para o candidato Márcio França, Silvia e o presidente da Câmara, Júlio Zacarin Neto chamaram o vice-presidente do PSDB, Sanches, e o vereador Donizete Moreli, e os quatro fizeram outro vídeo pedindo voto para Dória e Garcia “Acelerando”.

Eleição da nova mesa da Câmara Municipal
As eleições da Câmara Municipal no passado sempre foram marcadas por decisões acirradas e até por fatos folclóricos, porém, hoje, o jogo mudou. Pela nova regra do regimento interno, os edis são obrigados a entregar a chapa para registro de candidatura 15 dias antes da eleição. Antigamente era comum o cara dormir presidente e acordar fora.

Fatos Folclóricos
Um dos fatos folclóricos que eu me lembro, foi em uma eleição em que o atual vice prefeito Bicudo, que já tinha sua candidatura acertada com um grupo, já tinham até formado a mesa diretora, obviamente tendo Bicudo como presidente. Mas como era de costume, grupos se formavam e se desfaziam de um dia para o outro. Foi então que Bicudo ficou sabendo que o pessoal já tinha desfeito o acordo com ele e que haveria uma reunião em um chácara perto do Campestre. Bicudo ficou inconformado, comprou um binóculo, pegou a moto e foi ‘dar uma espiada’- como diz o caipira – na tal reunião. Chegando perto da chácara, nosso amigo subiu no barranco alto, pegou seu potente binóculo e começou a olhar, vendo que era verdade, pois os cabras estavam todos lá reunidos. O barranco era alto e Bicudo ficou tão nervoso que escorregou do barranco e saiu rolando, porém em uma coisa ele teve êxito: perdeu a presidência da Câmara mas não perdeu o binóculo; apesar de ter rolado morro abaixo, Bicudo conseguiu manter seu binóculo intacto.

o tempo dirá
Segundo um político forte de Monte Alto, se a ex-prefeita Silvia Meira não for candidata na próxima eleição municipal, a sucessão estará aberta para qualquer um que estiver na política ou fora dela, com chance. Agora, se ela for candidata, dificilmente alguém tirará dela a sucessão.

Exemplo a ser seguido
Na edição passada desta coluna entrevistei a Professora Heda ou Tia Heda como é conhecida. Ela me narrou um fato muito significante que infelizmente, por falta de espaço, não pude publicar. A certa altura da entrevista lhe perguntei qual conselho ela daria para os jovens de hoje e ela me respondeu com um exemplo, contando-me que certo dia, pegou seus netos e colocou em suas mochilas vários livros e juntos, saíram distribuindo. Segundo a professora, ela ficou surpresa com a reação do povo, principalmente das crianças, que pegaram os livros e algumas delas perguntavam: mas é meu mesmo? Posso levar? Diziam com uma certa desconfiança de ter ganhado o livro. Resumo: o que esta avó fez com os seus netos foi um ato de cidadania, o que jamais será esquecido pelas pessoas, e principalmente pelas crianças, que deram e receberam os livros, isso sem contar a missão cívica e cultural que ficou marcada na vida de todos.

 

DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE

Agradeço o convite que recebi do grupo Meninas e Meninos de Ontem, que mais uma vez vai se reunir em Monte Alto no sábado, dia 3. Lá estarei, se Deus quiser, fazendo novos amigos e mais uma cobertura histórica para este semanário.

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez