Estamos a praticamente dois meses das eleições para Deputados, Senadores e Presidente da República. Tudo bem que tem a Copa do Mundo de futebol, que ainda é a paixão do povo brasileiro, embora o interesse pelo futebol venha diminuindo com as novas gerações, segundo pesquisas feitas por agências renomadas, porém, ainda é predominante o esporte da paixão do povo Brasileiro.
Eleições e Copa sempre caminharam juntas e nunca na história deste País, aqui plagiando o Lula, houve tanto desinteresse por um ano eleitoral. O povo elegeu principalmente um Congresso Nacional que não legislou e foi tocado a reboque pelo Supremo Tribunal de Justiça. Tanta foi a corrupção, a omissão, que hoje é mais conhecido um ministro do Supremo do que qualquer membro do Congresso. Os homens das Torgas Pretas estão se achando os donos do País, e infelizmente são. Com um congresso que não fiscaliza, só pensa em fisiologismo, totalmente inoperante, aí só resta o Supremo governar à sua maneira, com polêmicas que já viraram mania no cotidiano dos brasileiros.
Deixa quieto
A Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública para discutir e resolver o problema da Lei do Silêncio, que se refere a barulho realizado depois das 10 horas da noite, principalmente em clubes e bares da cidade. O ato Público contou com a presença da Promotora de Justiça Dra. Patrícia Frigheto Gasparini, e após alguns debates, chegaram à conclusão que haverá mais discussão sobre o tema, que é polêmico. Por enquanto, vai permanecer um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que foi assinado entre os moradores do bairro Vila Municipal com o Clube Recreativo Turcão I e Lions Clube. Segundo o Vereador Donizete Morelli, estão em busca de um consenso.
9 de Julho
No mês de maio passado, fui procurar a diretora de Cultura Cida Constâncio, que diga-se de passagem, realiza um excelente trabalho naquela pasta. Enquanto a esperava, chegaram o secretário de Governo, Adair Teixeira, e o engenheiro, Jair Duran. Os dois estavam vistoriando as obras dos Museus, foi quando perguntei a eles quando seria a reinauguração dos locais. O secretário disse que seria no mês de junho. Foi então que sugeri a ele que inaugurasse no dia 9 de julho, que é uma data histórica para o povo Paulista. Ele concordou comigo e disse: “Tem razão, vou estudar sua opinião”.
Dias depois, encontrei com o prefeito João Paulo e falei com ele da minha conversa com o secretário e da importância do dia 9 de julho para os paulistas, e lembrei que aqui em Monte Alto tinha familiares de ex-combatentes que participaram da revolução de 1932, os quais poderiam ser homenageados. O prefeito, assim como o secretário Teixeira me deram razão e entraram em contato com a diretora Cida; deu certo: teremos, com certeza, um grande evento cívico.
9 de Julho parte II
Porque estou contando isso na minha coluna? Apenas para deixar claro que a Administração Municipal é Democrática e aceita sugestões quando elas vêm para somar com o município. Claro que tem que existir crítica, principalmente quando é construtiva, mais é importante também colaboramos com o município com sugestões construtivas, apontando soluções.
Ser ou não ser? Eis a questão!
A ex-prefeita Silvia Meira está sendo sondada pelo seu partido DEM para ser candidata a Deputada Estadual por ser mulher e, principalmente, pela sua liderança política. Porém, Silvia não demonstra muita vontade para disputar uma vaga para Assembleia Legislativa. Segundo pessoas ligadas a ela politicamente, Silvia prefere colaborar com seu partido e seus candidatos, e fazer de tudo pelos mesmos, porém, sem ser candidata.
Realmente, só o fato de ela ter a possiblidade de disputar uma vaga no Legislativo Estadual já acendeu uma luz amarela em gabinetes e campanhas de algumas candidaturas ao Legislativo Paulista.
Perguntar nunca é demais
Pode uma cidade, que depois de décadas de luta para conquistar o direito de passar a ser Turística, não poder ter música ao vivo em alguns estabelecimentos noturnos? Agora, pode uma cidade turística não ter divertimento noturno? Pode uma cidade Turística não oferecer vida noturna aos visitantes? Leis existem para serem cumpridas, porém, o bom senso se faz necessário!
Recordar é Viver
A foto, do começo dos anos 80, traz uma grande lembrança. Ela foi tirada no Marco das Três Fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai. Nela, estou ao lado do meu amigo, Décio Durigan e Alberto, um amigo Paraguaio da época.
Décio, meu parceiro, e eu, viajamos muito pelo Brasil e América do Sul levando montealtenses para conhecerem outros estados e seus principais pontos turísticos. Há décadas, foi um trabalho pioneiro na área turística.
Gente que lê a gente.
Meu amigo, o vereador Murilo Jácomo, que diz: “Oh bixim, leio tua coluna e o que você escreve tem repercussão nos meios políticos da cidade”. Obrigado meu amigo, são muito importante para mim todos que me prestigiam, e suas palavras me fortalecem ainda mais, especialmente por ser um homem público. Suas observações são importantíssimas para este colunista.