Filet Mignon acompanhado de Risoto Funghi
Falaremos hoje de um prato muito saboroso, elaborado com filet mignon grelhado, acompanhado de um belo risoto de funghi. O filet mignon é considerado a mais nobre das carnes, peça única, ela fica na parte dorsal superior do boi, assim sendo, não participa de nenhum esforço do animal, por isso é a mais macia de todas. Alguns nomes são usados para designar o filet e seus derivados cortes, são eles: tournedo, escalopes, medalhão e chateaubriand, a saber: Para que o corte passe a se chamar tournedo, a carne deve conter aproximadamente 4 cm de altura e pesar cerca de 180g. O escalope, é o menor corte do filet mignon, de pesa em torno de 80g. O medalhão, outro corte muito solicitado em restaurantes pesa em torno de 200 a 220 gramas cada pedaço. Este é para aqueles que apreciam muito um bom pedaço de carne e estão diríamos assim… com muita fome! Agora para aqueles que estão no limite da fome, sedentos por um belo e pesado pedaço de carne, prefira o chateaubriand, aqui não deixa dúvidas, são para poucos, pois acredite, este corte chega a pesar em torno de 350 a 400 gramas de pura carne bovina, macia e suculenta.
O funghi secchi é um tipo de cogumelo de origem italiana que está cada vez mais popular no Brasil, pois ele dá um sabor único em risotos e molhos para massas. Mas aí vai uma dica para os cozinheiros de primeira viagem: antes de serem usados, precisam ser hidratados por 20 minutos em água morna. Em geral são leves, tem baixo valor calórico, índices nutricionais bem equilibrados. Pelo processo da secagem, o desidratado acaba perdendo um pouco das vitaminas devido ao calor. Mas, é possível utilizar funghi fresco na forma de salada, que, assim, não terá redução de vitaminas hidrossolúveis.Os cogumelos secos são também ricos em alguns nutrientes: fornecem vitaminas B1, B2, B3, potássio, sódio e fósforo, são classificados como fungos, ou seja são plantas que não necessitam da fotossíntese eles extraem seus nutrientes do húmus. O funghi secchi consumido no Brasil vem do Chile, grande produtor mundial.
Quanto ao arroz arbório, seus grãos arredondados, gordinhos e longos, garantem uma irresistível textura úmida e cremosa, satisfazendo o paladar dos exigentes amantes do verdadeiro risoto do norte italiano. Além disso, são perolados e ricos em amidos e sais minerais, perfeitos também em sopas, canjas, saladas e sobremesas.
porção para duas pessoas:
-2 medalhões de 250 grs.
-300grs de arroz arbório.
-200ml de vinho branco seco.
-Sal e pimenta do reino quanto baste.
-2 colheres de sopa de manteiga.
-50grs de parmesão ralado.
-30grs de funghi secchi hidratado.
-1 litro de caldo de carne.
Preparo:
Refogue o arroz com o funghi e adicione o vinho e deixe até evaporar, ficando apenas seu sabor, em seguida, vá colocando o caldo de carne aos poucos e mexendo até que fique no ponto (cozido mas com um fio de cru dentro) depois, ajuste o sal. Temperar a carne com o sal e a pimenta, grelhar o filet no ponto que desejar: mal passado, ao ponto ou bem passado. Reserve atenção com o suco que a carne soltou, usaremos para o molho. Com o risoto cozido finalize-o com 1 colher de manteiga e o parmesão, mexa com cuidado para que fique cremoso. Montagem do prato: Coloque o risoto no prato e a carne ao lado, com o suco que a carne soltou adicione a outra colher de manteiga gelada em cubinhos para engrossar o molho e regue a carne.