A receita desta semana será um delicioso peito de frango grelhado com molho de gorgonzola acompanhado de arroz branco, polenta frita e tomate recheado. Uma breve explicação sobre os ingredientes. O gor-gonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável e um aroma intenso demais, com um cheiro não muito agradável. Neste queijo, assim como em todos os queijos azuis, no processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. Neste caso, injeta-se o Penicillium.
Na fabricação industrial atualmente usa-se o processo HTST (“High Temperature Short Time”) para pasteurizá-lo. Outro método de pasteurização é o ejetor de vapor. O tomate apesar de constantemente ser associado à cozinha italiana, dado seu largo uso em receitas, mas já era primordialmente consumido nas civilizações incas, maias e astecas antes de ser levado para a Europa. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha, ganhando popularidade depois que os povos do sul da Europa declinaram sobre aquela suspeita, tornando-o um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea. Alla bolognesa, à espanhola, à mexicana, à la marselhesa, alla napolitana, alla parmigiana, à la orientale, à la niçoise, à portuguesa e à la provençale são apenas algumas das infinitas receitas que adotaram o fruto como ingrediente; uma lista que não para de se renovar. Alguns tipos de tomates : caqui, carmem, débora, italiano ou rasteiro, holandês, cereja ou cherry, chucha, sweet grape, san-marzano, ligúria, raf, kumato de fria. Monte o prato como na foto abaixo. Bom apetite!
Vamos aprender?
Receita:
* 2 filés de frango;
* 50 grs de gorgonzola;
* 100 ml de creme de leite fresco ou 1 caixinha ou lata;
* 2 tomates;
* Farinha de rosca quanto baste;
* 1 dente de alho picado;
* 20 grs de parmesão ralado;
* Salsinha picada quanto baste;
* Tomilho quanto baste;
* Sal e pimenta do reino quanto baste;
* Azeite para a farofa e para grelhar os filés.
Preparo:
Temperar os filés com sal e pimenta do reino, deixe marinar alguns minutos. Em uma vasilha misture o alho picado, as ervas, o parmesão com a farinha de rosca, faça uma farofa regue com azeite, corte os tomate ao meio tire a polpa e recheie com a farofa, leve ao forno para assar. Coloque o creme de leite e o gorgonzola em uma panela, deixe ferver para derreter o queijo e reduzir a quantidade, reserve. Grelhar os filés em frigideira com um fio de azeite até que fiquem dourados, mas tenro por dentro, não deixe fritar muito para não ficarem secos. A polenta, podemos comprar prontas para fritar ou se preferir fazer e cortar depois.