Chefe Nando Barrilari ensina…

Facebook
WhatsApp

 

Tipos de serviços, qual escolher?

 

Ao realizar um evento, como casamentos, festas informais, jantares executivos, muitos em casa deixam passar alguns detalhes no quais fazem a diferença tanto na logística se houver muitas pessoas, quanto no serviço a mesa.
Pensando nisso descrevo os tipos de serviço à mesa e em eventos no qual se pode oferecer uma agradável experiência aos convidados, levando sempre em conta a quantidade de pessoas, ou se seria um jantar sofisticado ou um grande evento para grandes quantidades de pessoas. Seja com garçom ou sem garçom? Em pé ou sentado? Casamento, almoço de negócios ou jantar entre amigos? Para dez, cinquenta ou cem pessoas? Essas informações são muito importantes para tornar cada refeição única e especial.

 

À Francesa
O serviço mais requintado que se pode oferecer. Por isso, deve ser realizado somente em ocasiões especiais e sofisticadas, como noivados, casamentos, jantares formais e eventos protocolares.
A partir do século XIX e até os dias atuais, o serviço à francesa tem mantido a característica sequencial dos pratos. Um garçom leva a refeição em uma bandeja, acompanhada pelos talheres de serviço, cujos cabos devem estar apontados para o convidado, que serve a si próprio. Há sempre uma ordem que deve ser respeitada: as mulheres se servem primeiro, começando pela primeira senhora à direita do anfitrião. Em seguida, é a vez dos homens, obedecendo à mesma sequência: o primeiro homem à direita da anfitriã seguido pelos demais senhores. A refeição é iniciada somente após o anfitrião, último a se servir, levantar seu talher.
Após todos os convidados terminarem de comer, o garçom retira os pratos pela direita e coloca a louça limpa pela esquerda. O procedimento de serviço se repete com todas as refeições, até que seja servida a sobremesa, que encerra a cerimônia.

 

À Inglesa
Também considerado um tipo sofisticado de serviço, é originário dos antigos banquetes da alta nobreza britânica, em que o próprio lord anfitrião servia a refeição a seus convidados.
O modo à inglesa possui dois modelos: direto e indireto. No serviço direto, o garçom coloca os pratos vazios pelo lado direito de cada pessoa sentada à mesa e apresenta a refeição pelo lado esquerdo. Apoiando a travessa na palma da mão esquerda, ele utiliza um garfo e uma colher na outra mão para formar um alicate e servir.
No modo indireto, a travessa com os alimentos também é apresentada pelo lado esquerdo. A diferença é que, aqui, utiliza-se o guéridon, uma mesa auxiliar em que o garçom coloca a travessa para montar o prato do convidado. Ele retira o prato limpo da mesa e coloca o prato já servido pelo lado direito da pessoa.
O serviço à inglesa é uma excelente opção quando se pretende oferecer uma refeição formal para um grupo grande de pessoas. Assim, exige-se que os profissionais de mesa sejam habilidosos e estejam habituados com o sistema, principalmente quando se trata do modo indireto.

 

À Russa
Pouco utilizado no Brasil, esse tipo de serviço é originário dos jantares da antiga monarquia czarista, e se espalhou pela Europa Ocidental por meio dos empregados das cortes. Paris foi uma das primeiras capitais do Oeste a receber o modo de servir à russa e, por isso, até hoje é comum a confusão entre os tipos de serviço desses dois países.

 

À Americana
Aqui o serviço é feito em forma de buffet, ou seja, os alimentos são colocados em uma única mesa e os convidados se servem à vontade. Há diversas formas de organizar a mesa do buffet, ficando a critério do anfitrião essa escolha, porém a disposição dos elementos à mesa deve seguir uma sequência lógica para facilitar o serviço. Uma possibilidade é começar uma ponta da mesa com os guardanapos, seguido pelos pratos empilhados, travessas de comidas e pães, finalizando com os talheres na outra ponta. Copos e taças também devem ser agrupados em uma das extremidades; na ausência de espaço, podem ser arrumados em uma mesinha auxiliar ao lado do Buffet. Alguns detalhes podem proporcionar um ambiente mais elaborado e tornar o evento mais refinado. Um arranjo de flores ou um conjunto de castiçais e velas no centro da mesa são soluções simples para ornamentação.

Não existe a melhor forma para servir, e sim a mais adequada para cada situação.

 

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no