Peito de frango ao molho de mostarda
A receita de hoje leva uma especiaria muito utilizada na culinária mundial, a mostarda.
O condimento é a base de sementes de mostarda, água e vinagre. Analisando aspectos químicos, dois tipos de mostarda podem ser identificados: A Brassica juncea (marrom e oriental) e a Brassica hirta (amarela). As duas contém um glucosídeo amargo, solúvel em água e ensima mirosinase. Tanto as sementes amarelas quanto as escuras são utilizadas para a fabricação da mostarda, podendo ainda serem misturadas, para obter variedades diferentes do condimento. A mostarda alemã utiliza em sua composição as sementes amarelas, enquanto na França, são utilizadas as mostardas escuras. Quanto ao gosto, as duas sementes se diferenciam no sabor, mais picante, no óleo das sementes escuras.
Não existe precisão quanto à sua origem, nem como remédio ou tão pouco como tempero. Sabe-se, no entanto, que o condimento já era utilizado por egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes. Estima-se que na Idade Média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre.
Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. Moinhos específicos serviam os mercadores e habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo, e sua mostarda se tornou comum, quase que obrigatória, nas mesas desta cidade. Além da mostarda nossa receita leva batata sauté, arroz, bacon, champignons e muçarela.
Vamos aprender?
Receita para duas pessoas:
* 1 peito de frango cortado ao meio para se obter duas partes.
* Sal e pimenta do reino quanto baste.
* Suco de meio limão.
* 30 grs de champignons em conserva fatiados.
* 30 grs de bacon cortados em cubinhos e fritos.
* 4 fatias de muçarela.
* 1 colher de molho à base de mostarda.
* 2 colheres sopa de creme de leite.
* 2 colheres sopa de água.
* 1 colher de azeite.
* 1 batata grande cozida e cortada em oito partes.
* Salsa e cebolinha quanto baste.
Preparo:
Tempere os filés com sal, limão e pimenta do reino, deixe marinar por 10 minutos, aqueça uma frigideira anti aderente regue com um fio de azeite e grelhe os filés até estarem dourados dos dois lados, depois disso coloque os champignons e os cubinhos de bacon por cima do filé e por último a muçarela. Leve ao forno pré aquecido até derreter o queijo. Enquanto isso faça as batatas sauté, numa frigideira anti aderente, regue com um fio de azeite e frite as batatas até começarem a dourar. Junte o cheiro verde finamente picado e ajuste o sal e a pimenta do reino. Em outra panela coloque a mostarda, o creme de leite e a água, mexa para incorcopar os ingredientes, depois de aquecido seu molho está pronto. Agora é só montar o prato conforme a foto. Bom apetite!
Obs: Essa estória de que peito de frango é seco, é mentira! Só fica seco se passar do ponto como a maioria das carnes. Grelhe-o no ponto certo e verás que é uma carne muito macia e tenra.