Uma novela tão bem escrita!!!
Constituída de várias famílias que formam o Colégio Doce Horizonte, na cidade Doce Horizonte, Irmãs e Noviças, Madre Superiora, Professoras, Jardineiro, Caseiro, crianças e adolescentes, fazem com que o enredo da história seja tão dignificante, humilde mas alegre, amoroso e de muito respeito.
Pais e mães de alunos também se comprometem no dia a dia dos capítulos que de segunda a sábado, assistimos com atenção. A cada assunto, a cada caso, a cada ideia, me sinto maravilhada em todas as noites.
Onde há criança há alegria, há emoção…
Oh! Íris Abravanel! Quanto prazer em conhece-la. Você é demais. Sua sensibilidade com todos, principalmente coma as crianças é incrível. Muito falei com meus leitores sobre aulas nas Escolas. E fico feliz com isso. Educação é tudo para mim. E você, cara Íris, dedicada, amável, paciente, perseverante, é a rainha dos escritores de novelas, principalmente commenores que fazem nossa alegria pela vida toda.
Após tanto tempo de tristezas, sofrimentos, angústias, começo a assistir “Carinha de Anjo”, de sua autoria sra. Íris.
Crianças sem escola, sem aula, retardando seu aprendizado. E a cada dia me encanto ainda mais. Por muito tempo lecionei aulas para os pequeninos da Educação Infantil – amava muito, as crianças me encantavam. E foi daí que resolvi reviver momentos daqueles tempos como Professora.
Eram aulas de todas as áreas para uma só professora (eu), mas lá cada Irmã ministrava sua especialidade. Passei a admirá-las cada dia mais. Anos e anos se passaram com estas lembranças e recordações.
E… um novo filme passa pela minha cabeça. Muitos alunos, muitas crianças ali na sala de aula – saudades daqueles tempos. Não me esqueço de vocês, queridos ex-alunos – hoje já formados com profissão definida. As companheiras de profissão eram amigas de fato.
E… vendo e assistindo “Carinha de Anjo”, me recordo daqueles tempos tão queridos.
Novela de muito amor, alegria e educação. Encanta a todos pela beleza das ações e atitudes.
Com roupas maravilhosas a cada capítulo, tudo ficava mais bonito – arranjo de flores na cabeça, fitas coloridas, saias pregueadas e com babados, meias compridas, sapatos ou sapatilhas, tudo combinava.
As músicas infantis faziam relembrar o passado. E entre elas: Atirei o pau no gato, O sapo, O meu boi, Bicho papão, Se esta rua, A galinha pintadinha. O cravo brigou com a rosa, A joia, Jardineira cuidadosa, Terezinha de Jesus, As borboletas, Coelhinho da Páscoa, Do-do-Sol, Havia uma Barata, Meu Gatinho, O sapo não lava o pé, Fui morar numa casinha… Também Cadinho de Amor, Aquarela, De bem com a vida, O cravo brigou com a rosa na voz de Lucero, a atriz convidada na novela que era a mãezinha de Dulce, do primeiro casamente e que agora está no céu, aparecendo nos sonhos da filha. Jesus Cristo também ouvimos.
Na voz de Irmã Fabiana e Padre Fábio de Melo, as canções: A montanha, Nas asas do Senhor, De bem com a vida. Algumas destas canções pertencem ao Folclore Brasileiro.
E na voz da dupla sertaneja Zeca e Manoel, cações de saudade: Luar do sertão, Felicidade, Aquarela e outras.
Crianças educadas, apaixonadas pela vida – grande amizade dentro e fora da sala de aula – no pátio, no jardim, nos corredores do Colégio Doce Horizonte.
Gratos pela vida, todos solidários e companheiros se davam muito bem. A Irmã Superiora acata ideias que todos julgam sérias e responsáveis.
Do começo ao fim de cada capítulo, eu me emocionava e lágrimas vinham aos meus olhos, sufocando minha garganta. O Pe. Gabriel, primo de Gustavo, foi brilhante em todas suas aparições na novela.
Da Peruca e Vitor, casal que se enamoram e casam ali na novela, constituem uma linda família. A cada ação uma roupa e peruca da mesma cor. Tem um restaurante ali na Praça.
Inácio, Diana, Pascoal (pai de coração de Inácio) e as crianças José Felipe, Zé Bagunça e o sobrinho Manoel, dão exemplos de fazer inveja. Diana faz bolos para render mais no orçamento da família, aumentando a renda mensal.
Rosana, a síndica do prédio, se casa com Pacheco, o Delegado. Vivem com Juju, do primeiro casamento de Rosana com Tuca e mais Emílio, menino maravilhoso, filho de coração e adotivo desta casa.
E Franciele com o mordomo de Gustavo… ficaram juntos? O casamento de Gustavo com Cecília foi simplesmente uma dádiva do céu. O amor prevaleceu em todos os momentos. Outros integrantes participam da novela: Fátima ficará com Lulu que perde os pais e avós.
Também D. Aidê mais o filho Flávio, Silvana mais Leonardo, que só aprontam, figuram na novela com maldade no coração.
Mas, tudo acaba muito bem!
Obrigada Senhor. Enredo e história, atrizes e atores brilhantes.
Parabéns Íris Abravanel! Parabéns à supervisão da novela. SBT de Parabéns!