Ter consciência é dever de todos. Ser consciencioso também. E isso por 365 dias por ano.
Mas o que é consciência? É o atributo pelo qual o homem (a mulher também) pode conhecer e julgar sua própria realidade; senso de responsabilidade; conhecimento. Ser consciencioso é ter noção, conhecimento, sentido íntimo de julgamento.
Dia 20 de novembro foi o Dia da “Consciência Negra”. No meu entender deveria ser Consciência Humana. Consciência das pessoas por igualdade de direitos e que todos tenham uma vida boa.
A comunidade brasileira não pode continuar esta situação: povo tratado sem igualdade de direitos, sem respeito às pessoas que não sejam de fé.
Brasil sem preconceito – Brasil sem discriminação. Todas as pessoas serão prestigiadas se cada um se ver na pessoa do outro. “QUEM TEM COR, AGE”. Por isso negros e brancos, amarelos e índios, todos no mesmo patamar de vivência neste mundo de nosso Deus, Brasil sem racismo. É o que queremos.
Há homens que pensam que são como Deus, e na verdade são menos que homens.
Projetos existem para que este preconceito, esta discriminação acabe. Não precisamos de nenhum projeto – tudo isso está em nós, em mim e em vocês. Somos iguais. Este assunto merece diálogo, conversa informal por todos os nossos dias e não só 20 de novembro.
Negros são tanto importantes como qualquer raça. Falamos dos índios, dos brancos, dos asiáticos em qualquer dia e circunstâncias. Com o negro não é diferente. Se negro não fosse importante não falaríamos tanto sobre Joaquim Barbosa (Brasília), Milton Nascimento, Martinho da Vila, Agnaldo Timóteo (cantores famosos), de Raíssa Santana, a Miss Brasil e eterna musa da beleza. Falamos tanto de Mussum (artista cômico), de Tony Garrido (compositor), de Erika Jerusa (atriz e bailarina) e tantos outros que fizeram e fazem a história de nosso país. Todos têm a sua vez. E como tem!?! Todos têm seu valor. E Taís Araújo? Maravilhosa e competente!
Se Jesus fosse negro mudaria alguma coisa em nossos corações? Em nossas vidas? Respondo: para mim, nada. O amaria do mesmo jeito.
Em mais um ano de comemoração, a Consciência Negra provou que raça não tem cor, nem idade, nem discriminação. Somos todos iguais e isso provou Jennifer Nascimento com suas canções, voz e coração nesta final do Pop Star. Corajosa, elegante, humilde… ela é a Rainha do POP STAR 2018.
E como ela mesma disse: – amor, agora vamos comprar nossa casa! Se dirigindo ao marido. E foi com esforço, dedicação e garra que ela conseguiu como qualquer outra que fosse. Bem merecido o prêmio! Este presente que, dentro da arte, da música, da educação, ela venceu como ser humano, que tamanho não é documento, que simplicidade se põe à mesa (mesmo, mesma, e que Deus, na sua imensa misericórdia, existe para todos.
Assunto de grande importância!
E… de grande emoção – uma outra representação. A menina Naiara, de dez anos, lá de Brasília (ela era do nordeste), irá desfilar como Modelo Mirim, no Concurso DAPHNE MODEL, pois talento ela tem de sobra e é seu maior sonho. Com 1,64 m de altura, negra e muito jovem, o empresário Renan, de São Paulo lhe deu amplos poderes, pois fará carreira futuramente como modelo profissional.
– Você Naiara, é nossa fonte infinita de inspiração, disse Renan neste dia dezoito de novembro, no Programa do Faro.
Andressa Solomani, de São Paulo, estilista renomada e de categoria, lhe presenteou com roupas e acessórios para todo esse tempo até o concurso. O desfile, primeiro com sua participação, será vinte e nove deste mês.
Outros representantes e de grande valor artístico estão Brenda Martins, Jefferson e Ricardo, que são Professores de Dança, bem acolhidos pelo Brasil todo.
Eu, Carmem Dolores, tenho negros em minha família e me orgulho disso. Um precisa do outro, sozinhos não somos nada. Somos seres humanos!
Parabéns Jennifer, Naiara e todos. Parabéns a todas as famílias brasileiras!
EFEMÉRIDES – 30/11 E 01 E 06/12
30/11 – Dia da Reforma Agrária – Dia do Teólogo e do Síndico.
01/12 – Dia Internacional de Luta Contra a AIDS – Dia do Numismata – Dia do Imigrante.
02 – Dia Pan Americano da Saúde – Dia Nacional das Relações Públicas – Dia da Astronomia – Dia do Samba.
03 Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficências.
04 – Dia do Trabalhador em minas de carvão – Dia do Pedicuro e Podólogo – Dia do Orientador Educacional – Dia Internacional da Propaganda e Publicidade – Santa Bárbara, rogai por nós!
05 – Dia Internacional do Voluntariado.
06 – “Diga o que quiser, faça como quiser. Não ceda ao ódio. AME”.