Toda nossa vida é cercada de pequenas e grandes vontades e desejos. Aqueles que podemos satisfazer prontamente, aqueles que dependem de tempo e local adequado, aqueles que devem ser planejados e duramente conquistados e aqueles que certamente são sonhos e fantasias, como fazer sumir um trabalho chato ou fechar os olhos e acordar somente depois da solução de um problema importante.
Mas, a questão maior destas vontades e desejos todos está na famosa impaciência humana. Temos por característica o imediatismo, tudo tem que estar pronto quando desejamos e acontecer no tempo que determinamos. Tudo é para ontem e aí vamos nos decepcionando, porque não temos paciência e porque não sabemos esperar.
E as crianças aprendem a fazer igual – querem tudo na mão e na hora desejada, não sabem esperar, choram e fazem birra quando não conseguem algo e alguns pais se desesperam sem saber se passam vergonha e deixam o show acontecer ou se são firmes com os filhos colocando os devidos limites correndo o risco, também, de serem julgados como severos demais.
Acontece que nem adultos nem crianças possuem uma varinha mágica capaz de fazer com que tudo o que pensamos e desejamos aconteça na hora que decidimos As crianças vão aprendendo isto conforme crescem e são ensinadas pelos adultos e alguns adultos, até hoje, ainda não aprenderam.
Saber esperar, ter paciência, deixar a vida seguir o seu ritmo e sua ordem é uma questão de consciência e treino. E isto não pode ser confundido com acomodação. Devemos, sim, lutar para conquistar nossos objetivos, estabelecer metas e acreditar em nosso potencial e em nossa realização profissional e pessoal. Mas não dá para apressar o rio, como diz o título de um famoso livro, já que ele corre sozinho.
Quantas vezes as soluções para os nossos problemas e os caminhos para a realização de nossos sonhos surgem justamente nos lugares mais improváveis e até mesmo durante nosso descanso? Mente tranqüila e em equilíbrio facilita o surgimento de soluções eficientes antes impensadas.
Para as crianças: saber perder, ter noção do que se pode ter naquele momento e de que forma é mais adequado agir em determinada situação, saber esperar sua vez e também entender a disponibilidade dos adultos em atendê-las ensina e direciona a melhor forma de lidar com as vontades e com os desejos e também a controlar a impaciência.
Para quase todas as nossas aflições há também o tempo certo para resolvê-las!
Dra. Luciene Pugliesi Rebonato, Terapeuta Ocupacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica e em Acupuntura Tradicional Chinesa, Sócio-proprietária da Escola de Educação Infantil Recrearte. Contato: 3241-2770 ou lurebonato@yahoo.com.br