Aprender para ensinar

Facebook
WhatsApp

Todos sabem que as vivências nos tornam pessoas fortes. É preciso passarmos pelas dificuldades para entendermos o quanto a vida é dura. Não há aprendizagem maior que os erros cometidos. Não só os nossos erros, mas também o erro alheio. Aprendemos com os nossos e se possível com os erros daqueles que nos rodeiam.
Na vida, é errôneo ensinar aquilo que não aprendemos ou vivenciamos. Como posso ensinar algo a alguém, sendo que não aprendemos o objeto a ser ensinado? A sabedoria é fruto das nossas experiências como pessoa e como leitor. Podemos dividi-la assim: sabedoria objetiva – aquela que aprendemos com as horas incessantes de leitura captando as experiências de outros; sabedoria subjetiva é aquela que aprendemos com os nossos erros e os erros alheios. É o tipo de sabedoria que passamos aos nossos filhos através do diálogo. É real. É construída através do tempo, das experiências, dos erros, dos acertos. É a que nos move como ser. É a consequência de uma época tempestiva em nossas vidas.
Sabemos que a tempestade passa, e quando isso acontece, o que fazemos é contemplar o estrago, pois é dele que se tira a esperança. Devemos juntar os retalhos para construir um novo-eu. Não podemos nos abalar. Temos que voltar mais fortes. Quando a bonança realmente chegar, iremos perceber que nada foi em vão. Sabe por quê? Deus às vezes usa métodos dolorosos para testar o quanto somos fortes e até aonde vai a nossa fé.
A vida é a somatória dos nossos erros. O resultado deste cálculo é o que seremos no futuro. Se não soubermos aprender com os tropeços, não estamos preparados para uma vida carnal. A partir do momento que o nosso espírito é ferido, nossa carne é quem suporta as dores. É por isso que existe a positividade das coisas. Temos que ver sempre o lado bom de cada momento ruim. Temos que entender que sempre terá problemas maiores que os nossos. Tudo é uma questão de empatia e pensamento positivo. Sãos essas aprendizagens que serão transmitidas a outros no decorrer de nossas vidas. Principalmente para aqueles que tanto amamos. Não há nada a ser ensinado sem tê-lo aprendido. Isso é válido em todos os aspectos que a humanidade precisa para sobreviver.
Um bom Natal e um próspero ano novo.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no