Nada como ter a visão de quem fica com os olhares acossados em nós professores. Nesta semana quero externar as palavras de uma aluna que enxerga o docente muito além da transmissão do conhecimento. São doces e sinceros vocábulos que nos motivam mais ainda em exercer com louvores a nossa profissão. Numa das aulas de redação, assistimos ao filme “Como as estrelas na Terra”. Depois apresentei a seguinte proposta de redação: A importância do professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Recebi textos maravilhosos e motivadores. Alguns me fizeram derramar lágrimas, pois nada como o reconhecimento dos nossos alunos para continuarmos no árduo caminho. Falamos sobre a vida difícil que os professores enfrentam diariamente. Expus minha trajetória de vida, minhas bagagens e principalmente o amor que tenho pela docência. Isso fez despertar uma grande reflexão na sala de aula, já que o tema “docência” raramente é discutido em produções de textos. As linhas que seguem são da minha aluna do 9° ano Monise Fernandes.
“O termo “professor”, hoje em dia, não é muito discutido, mas ele tem um grande papel em nossas vidas. Tem uma importância fundamental para o nosso crescimento pessoal. Eles, os professores, são peças fundamentais em nossa vida escolar, principalmente para podermos distinguir o que queremos ser, e em qual peça iremos nos encaixar. Os professores são como nossos pais; uma pessoa que iremos nos espelhar, principalmente nos primeiros anos de ensino, já que eles são pessoas que nos encantam. Muitas vezes a escola é um refúgio para muitos alunos, pois temos mais valor na escola do que na nossa própria casa, onde não há motivação nenhuma.
Muitos têm o ponto de vista de que os professores têm que educar o lado pessoal do aluno, sendo que esse não é o trabalho dele. O professor, mesmo ele sendo desvalorizado, entende os seus alunos e quer lutar por eles. Muitos não veem esta ação extraordinária que a docência pratica, mesmo assim, o grande mestre usa diferentes métodos de ensino para todos os alunos, conforme a necessidade de cada um para não deixar ninguém para trás. Entendem que nós temos habilidades e limitações ou tempo de aprendizagem diferentes. Sem os professores não seríamos nada. Quando estamos ao lado desses grandes mestres, temos a certeza que nos tornaremos pessoas melhores em todos os aspectos da nossa existência.”
* Monise Fernandes, estudante do 9º ano do Colégio Visão-Anglo de Monte Alto, autora do texto em itálico