Saudade! Quanta saudade!
E se tenho saudade, se sinto saudades, é porque há pessoas especiais como vocês.
Falo de saudade porque quero falar de música e ela me faz lembrar de Coral, Coral de vozes onde homens e mulheres, com afinações para cantar, se unem e se apresentam em festas, igrejas, escolas…
Me lembro quando cantava na Igreja do Sr. Bom Jesus. Isso por muitos anos onde éramos do Coral da Matriz com maestria do saudoso Thomas Parisi e ao órgão, a Professora Miriam M. Consoni. Dois regentes de grande sabedoria! Responsáveis pelas missas, tínhamos horários para a preparação e para os sábados e domingos. Em outros dias também nos apresentávamos conforme a data. Em agradecimento e com amor ao Bom Jesus, vestíamos realmente a camisa. Colegas de canto, muito presentes até hoje em minha vida, fizeram com que as missas tinham brilho raro.
E quanta saudade! Como esquecer vocês, caros colegas.
A música fazia parte de minha vida, e como até hoje faz! Desde muito criança me dediquei a ela.
Fiz parte também do coral Municipal onde a professora Niceia Penhalbel nos instruía, nos encantava com sua sabedoria. Tanto na sua voz, no seu jeito ágil de lidar com as teclas do piano, e com as mãos responsáveis para reger sempre sorrindo, com seu modo peculiar de um grande maestro.
Formado por muitos componentes, o Coral se apresentava nos Clubes, nas Praças, nos Eventos de Formatura, nas Escolas, Igrejas, Teatro Municipal…
Quanta saudade! Ao vê-los, queridos colegas, fico pensando: por que o tempo passa! Por que é necessário sempre a renovação de elementos nesta atividade tão significativa?
Em companhia da Professora Márcia Lanfredi dos Santos e Professora Lilian Juntini, fiz parte do Coral da Melhor Idade, onde Prefeita Silvia nos cedia o Turcão I para os ensaios e até nossas apresentações.
Quanta saudade! Eu digo “cedia” porque junto até
2011 eu estava ali com Marcia e Lilian e outras Professoras do Conservatório Musical.
Como a época é mais recente em minha vida, posso nomear colegas que também cantavam. E por que não dizer grande amigas como: Maria José Riemma, Maria Angélica Donegá, Maura Grillo, Dirce Fernandes, Piedade dos Santos, Edeltrudes S. Bruneri, Jorgina Gorzoni, Iracy Ap. de Carvalho e Sr. Oreste Terribele.
Quanta saudade! Pessoas maravilhosas existem muitas, mas todas foram escolhidas por Deus para estarmos juntos e cantando músicas da melhor qualidade. E entre algumas cantávamos: Cuitelinho, Chuá-Chuá, Diana, Tropicana, Beijinho Doce, É Por Você que Eu Canto – e sempre, sempre, “Amigos para Sempre”. E nela, seu penúltimo verso diz o que eu penso de coração: “Você pode estar longe, muito longe sim, mas sinto você aqui bem perto de mim”. Quanta saudade!
Num dos momentos da preciosa companhia da também Professora Suellen Z. Vacchiano, lhe perguntei: – Por que a melhor idade canta tão bem quanto os jovens? Sua resposta foi: – A melhor idade tem força de vontade e perseverança em aprender e desenvolver o canto, além de atenção e carinho para com as Professoras.
A música alimenta a alma – traz paz e alegria aos nossos corações! Quanta saudade! Voltaremos a nos falar colegas. Abraços Mil!
Efemérides – 05 a 11/02/16.
05- Dia do Datiloscopista;
06- Dia do Agente da Defesa Ambiental;
07- Dia do Gráfico;
08- “Há pessoas que Amam o poder e outras que têm o poder de Amar” Bob Marley;
09- Carnaval – Dia do Apresentador de Circo e Dia do Frevo;
10- Dia do Atleta Profissional;
11- Dia do Enfermo – Dia do Zelador – Dia de Nossa Senhora de Lourdes
Parabéns às Aniversariantes: Tia Hêda (05), Professora Carmem P. Nunes (08) e também Professora Maria Bacalhau (08);
Parabéns ao “Seo Antônio” – Auxiliar do Jornal O Imparcial (10).