A Psicopedagogia Clínica

Facebook
WhatsApp

A psicopedagogia é uma especialização que vários profissionais das áreas de saúde e educação podem escolher fazer após sua formação universitária inicial (Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais e Psicólogos, por exemplo). A especialização pode ser feita com foco no processo ensino-aprendizagem – quando o profissional sai com o título de psicopedagogo institucional – ou no atendimento clínico, que é quando o profissional pode realizar intervenções diretamente com a criança, por exemplo, em um consultório.
O foco do trabalho do Psicopedagogo Clínico é estudar, compreender e intervir no processo de aprendizagem do ser humano e em suas possíveis dificuldades.
Este profissional pode ajudar qualquer criança ou jovem em qualquer fase de escolaridade, que esteja encontrando dificuldades para enfrentar o processo de aprendizagem esperado para sua idade ou nível de desenvolvimento. Dentro destas dificuldades pode-se, ou não, necessitar da ajuda de outros profissionais da área, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, mas, também pode atuar sozinho, pois tem formação e instrumentos suficientes para tal conduta.
As dificuldades de aprendizagem englobam um número grande de diagnósticos, como o déficit de atenção e a hiperatividade, dificuldades de concentração, dificuldade de acompanhar o ritmo do restante da turma, de compreender o conteúdo passado pelo professor, dificuldades de coordenação motora, que influenciam na aquisição das habilidades da linguagem, da alfabetização e da escrita e também dificuldades específicas na compreensão de algumas matérias, como o português ou a matemática, por exemplo.
Sempre que houver dúvida quanto ao desempenho e desenvolvimento do filho os pais devem ir até a escola, conversar com o professor responsável pela criança e procurar ajuda profissional para, primeiramente, avaliar o caso e a necessidade de um acompanhamento.
Qualquer pai pode, também, procurar diretamente um profissional para tirar suas dúvidas em relação à dificuldade que observa em seu filho.
Hoje em dia é grande o número de pais e professores com queixas de crianças com dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes, após avaliação, o tratamento acaba sendo mais caracterizado por orientações para os pais, para escola e o professor do que atendimento para a criança, embora este ainda seja, na maioria das vezes, necessário.
O importante é que pais e educadores saibam que estas dificuldades podem ser trabalhadas com ajuda correta e que a criança pode se desenvolver plenamente, dentro de suas potencialidades. Certifique-se, sempre, de procurar um profissional habilitado!

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no