São muitas as razões para a leitura. Cada leitura tem a sua maneira de perceber e de usufruir significado do que lê.
Na intenção de maior conhecimento e mais aprendizado, são muitas as razões pela qual lemos: o interesse, a criatividade, a emotividade… nos tornando leitores da palavra estaremos, com certeza, lendo o mundo – variam as influências e assim sendo, temos a consciência do seu significado.
Quando passamos nossos olhos, passamos a refletir, a nos emocionar, a buscar decifrar o desconhecido, a questionar – daí desvendamos as placas, os números, os cartazes, os letreiros… Formas reais quando não lemos, nos dão a imagem, o som e o gesto – dando sentido às palavras.
Os livros são nossos professores: com a leitura conhecemos os cantos do mundo, viajamos, realizamos sonhos. A viagem é imaginária mas nos faz aprender e saber do universo. Revistas, jornais, gibis, dicionários, a bíblia… nos fazem relacionar fatos, argumentos, opiniões, ideias – indo além de nossa necessidade.
Muitas críticas: “pessoas nos contentam falando da necessidade da leitura em qualquer parte viajando pelo mundo que é muito bom. Aprendemos línguas, encontramos nosso amor, nos relacionamos com as pessoas e ajudamos muitas pessoas pela internet – as pessoas que não tem bom manuseio com o computador e tem dificuldade pessoal”.
Outra crítica de pessoa culta nos diz: “a leitura faz parte de nosso dia a dia – e para isso escolher um bom lugar para fazê-la. Conforme a necessidade podemos ler no jardim, na escola, no banco da praça, no trabalho, no parque – todo lugar é bom conforme a oportunidade. Há várias razões para incluir a leitura em nossa vida. É muito bom ter o hábito de ler”.
Muitos afazeres temos pelo dia todo – mas à noite, ler um pouco nos faz despertar pelo sono onde ele chega tornando a noite mais tranquila até o novo amanhecer no dia seguinte.
Disse um aluno da escola: – “um livro aberto é um cérebro que fala”. (M.D.G).
Em qualquer que seja o lugar, o destino certo da leitura é saber que aprendemos cada vez mais. Jornais que trazem variadas notícias nos despertam para motivos diferentes e oportunidades na vida.
Leiam jornais; viajaremos ao mundo sem sair de casa. Muitas vezes tiramos nossas conclusões e… através delas: nossa opinião, nossas ideias, nossas críticas e chances de um bom relacionamento no trabalho, na escola, no dia a dia, em casa…
As crianças e adolescentes de hoje estão lendo mais? Nos seus deveres de casa serão capazes de ler e interpretar? E os adultos? Podem auxiliar seus filhos nas tarefas diárias? Espero que a prática da leitura não tenha caído no esquecimento – leiam, leiam, leiam…
Respostas das perguntas da edição anterior deste jornal – o primeiro a dar as últimas:
1 – saída 2 – grávida
3 – velório 4 – herói
5 – selenita 6 – médico
Abraços a todos aniversariantes. Parabéns à Sra. Maria Rita Franciosi, aniversariante do dia 26 de junho, pela competência, pela educação e amor com que trata a todos da Creche Dia “Profa. Sueli”, na pessoa da Vó Benedita Maria da Conceição Silva. Abraços da Nilda e Wagner Grecco, da Carmen Dolores e todos da Creche.
Reflita: “o futuro não vem pronto – nós preparamos!”.
“Brasil unido por uma ‘PÁTRIA VACINADA”.
“O que é bom a gente tem que dar a dose certa”.
“Minha família, meu tudo”.