Facebook
WhatsApp

LITIO
Quem afirma não ter inimigo não conhece a natureza humana. Não ter inimigo declarado não quer dizer que não existe a figura do inimigo gratuito. Muitas pessoas ocultam suas doenças e dificuldades de toda ordem, para que os inimigos não agravem mais a situação. Existe também o saco de maldades que os inimigos despejam nos desafetos, contendo males como acidentes, doenças graves e morte, de preferência sofrida. Vingança ou não, nenhum inimigo precisa ser drástico com seus inimigos fixos ou de plantão, existe um mal que pode ser desejado, que não causa nenhum mal menor que o inferno, é a depressão. Se bipolar, o diabo gosta mais ainda!

TOP 000
Existem empresas certificadoras que concedem certificados de qualidade a empresas e produtos. Para ser autorizada a conceder um certificado, a certificadora, por sua vez, também necessita de uma certificação e assim por diante, o que causaria um efeito cascata, até chegar à nascente original. Isso leva a crer que o certificado de qualidade é uma abstração, mesmo porque qualquer empresa, mesmo considerada de ponta, pode ser melhorada e qualquer produto tem condição de ser aperfeiçoado. O certificado de qualidade foi uma invenção do capitalismo fundamentada na credibilidade. Quem recebe o certificado de qualidade pode pagar a certificadora com dólares, paga-se um papel impresso com letras góticas com outro colorido!

RECEITA
O abacaxi é uma fruta deliciosa, talvez a mais saborosa da América. A nau que levou a carta de Caminha para o rei D. Manuel, em Portugal, transportou vários tipos de animais e uma variedade de frutas, entre elas, o abacaxi. El Rei não gostou dele porque tinha muitos espinhos e pele “mui grossa”. Se abacaxi não era bom para “Manuele” a corte toda acompanhou. Adoraram a pretinha, que até então não tinha o nome de jabuticaba.
O rei português não sabia e até hoje muitos brasileiros desconhecem a delícia que é o abacaxi frito, empanado na farinha. Cortem as fatias em rodelas, sem casca. O abacaxi da churrasqueira perde longe!

CELSIUS
Os graus erradamente chamados de “centígrados” são celsius, como o ponto de fervura da água é de 100 graus, o nome é usado popularmente. Essa introdução foi apenas para registrar um fato real, ocorrido em Monte Alto, quando o Dr. Roberto da Rocha Leão, pai da colega de letras, Olga Porto, era médico da saúde pública local e entre outras funções, realizava palestras às gestantes e mães de primeira viagem. Certa vez, ele alertava às mães para dar às crianças apenas água fervida. O Dr. Roberto sabia que filtros eram raros nas casas aquele tempo. Água mineral nem se cogitava. Ele explicava que a água sem ferver continha germes que provocavam doenças. Em uma das centenas de palestras com o tema, o Dr. Roberto encerrou dizendo: não esqueça de esperar a água esfriar para dar aos filhos!

DIAL
Lá pelos anos 60, o rádio dominava as comunicações e o entretenimento do povo, porque no Brasil a televisão estava distante da plebe. Os aparelhos de televisão eram caros e mal “pegavam” em Monte Alto, cuja altura era um obstáculo para o sinal de imagem. Houve um tempo que uma musiquinha “estourou” nas rádios, coisa que vez ou outra acontecia, certas músicas eram tocadas até à exaustão, muita gente, de raiva, jogava o radinho portátil no chão. O Mitisubishi era o preferido, como se o aparelho tivesse culpa pela emissora!
Uma dessas musiquinhas começava com o intérprete imitando um chinês: “Tinturero, tem ropa pá lavá?”. Como era uma pergunta, ele mesmo respondia no sotaque irascível: “tem, sim senhor”. (Alguns moleques, entre eles, eu, passava de propósito na frente da tinturaria do Minoru, gritando o refrão. No começo ele estrilava, depois levava numa boa).

TRAVESSIA
Está quase provado que os vikings chegaram à América em plena era de gelo, quando Colombo era o centésimo antepassado do Cristóvão. O tempo que isso aconteceu não vem ao caso, o caminho que usaram foi uma extensa ponte de gelo. O que não aconteceu, porém, pode ser que sim, foi que um deles se perdeu dos outros e foi encontrado pelos nativos locais. Ficou amigo, aprendeu a língua, ganhou uma esposa e uma cabana. Tudo estava indo bem, até que o cacique perguntou-lhe como era a terra de onde ele veio. Quando acabou de dizer que na terra dele, todos andavam sobre a água, levou uma machadada mortal na cabeça; quando sua esposa perguntou ao cacique porque o havia matado, a resposta foi dura: “muito mentiroso demais”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no