Urbe
Exatamente nas épocas das eleições para o Legislativo e Executivo municipais (a ordem é essa mesmo!), quando os eleitores deveriam ser esclarecidos politicamente sobre a funcionalidade do país em que vivem, recebem uma carga de informações falsas sobre cidadania, nacionalidade, patriotismo e responsabilidade cívica. Os pretendentes (não confundir com candidatos) aos cargos municipais confundem o cidadão pregando como sinônimas democracia e república, sendo que a primeira é mais uma consequência da moral do indivíduo do que um conceito de Estado e na segunda é uma prática política cultural observada em grupos nacionalistas. A Democracia é o direito universal de igualdade entre os seres humanos, que ultrapassam fronteiras geopolíticas, e a República é o Estado efetivando essa igualdade via execução de leis. A democracia é natural e a república é uma evolução social.
No Brasil todos os municípios são células republicanas, nos quais residem coletivamente as comunidades, onde a convivência é compartilhada sem privilégios, nem todas as cidades, porém, são democracias plenas, porque os governantes se dividem entre si, passando a ideia que governam para o povo, quando nunca governam com o povo!
Frase
Se quiser mudar o mundo, faça-o enquanto solteiro, depois de casado seu poder sequer dominará o controle remoto da televisão. (Anônimo).
Cremoso
A iguaria conhecida como ambrosia é milenar. Também é conhecida como o manjar dos deuses, em certo tempo era o prato principal dos almoços, ceias e jantares nas cortes europeias. Atualmente é uma sobremesa feita com três ingredientes, ovos cozidos na nata e regada à baunilha.
Foco
Quando artistas e cantores começam a perder público na mídia e nos shows, tratam logo, a conselho de empresários, a inventar brigas entre irmãos, marido e mulher e outros familiares, com isso voltam à mídia com uma publicidade gratuita. Muitos recorrem às redes sociais para denunciar racismo, preconceito, difamação sem prova real, com a intenção de um holofote ocasional, mesmo sofrendo a concorrência de fatos políticos, que ganham mídia grátis.
Homo
Os evolucionistas afirmam que os últimos hominídeos da Terra partiram de vez, quando surgiu a Hommo Sapiens, que por ser mais inteligente, dominou o Planeta. Seguramente os demais, convidados a pensar e usar a inteligência, recusaram porque pensar cansa muito. A teoria está provada, porque entre os sapiens atuais existem os que não pensam. Geralmente se tornam políticos!
Clube
As feministas estão formando uma nova sociedade da categoria. Trata-se da Sociedade dos Maridos Mortos, uma homenagem aos maridos que não comparecem.
Santinho
O nome santinho para referir-se à foto impressa dos candidatos que são distribuídas ao eleitor, tem origem dupla, a primeira, é porque os santos católicos são impressos no mesmo formato pela religião, a segunda, porque os candidatos nos santinhos políticos mostram uma cara de santo, que raramente são verdadeiras.
Campanha
Como sempre, ao sair a lista de candidatos, a reação do público é a esperada. Muitos não aceitam a simples candidatura de alguns que aparecem na listagem, como se a pretensão fosse sinônimo de eleito. Todos têm o direito de votar e ser votado, está na constituição, assim como tem o direito de não votar e não ser votado, porque ninguém é obrigado a ser candidato e também ninguém tem a obrigação de votar. O voto no Brasil NÃO é obrigatório, a obrigação de eleitor é a de comparecer na sessão eleitoral e acessar o número de um candidato ou o número que não identifica nenhum, que, no caso, o voto será nulo. Também a lei eleitoral pode punir quem não comparecer à urna no dia estipulado, com uma multa, isso quando o eleitor tiver uma justificativa legal. Uma hospitalização, por exemplo!
Medalha
Muitos jornalistas que cobriram as Olimpíadas do Rio, defenderam o direito do técnico do atleta premiado a ter direito a uma medalha. Desinformação pura! O treinador do atleta é um professor, como qualquer outro em qualquer lugar. Nas escolas, o aluno é um formando ao completar o curso e o professor recebe o prêmio pelo mérito. A recompensa do professor está na glória de ver o aluno formado e no caso do atleta, recebendo a medalha.
Formiga
Na realidade ninguém disse em tempo algum no Brasil a frase: ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil. Ela é ficcional aparece no consagrado romance de Lima Barreto “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”. O personagem a certa altura da história foi se aventurar na roça e o que ele plantava era devorado pelas formigas cortadeiras, cujo nome popular era saúva, ocasião em que pronunciou a frase. Policarpo era um nacionalista extremo, que não aceitava ninguém falando português no país, ele queria que a língua oficial fosse o tupi.