Facebook
WhatsApp

Canal
A televisão foi inventada em 1940 e logo após a Segunda Guerra Mundial, nos EUA, o rádio com imagem, como alguns chamavam a televisão, tomou conta dos lares norte-americanos, em 1960 o país contava com mais de 600 emissoras televisivas. A televisão mudou a visão humana sobre a Terra e a própria humanidade. Mesmo com o rádio informando através da voz, o povo não fazia ideia exata dos fatos acontecendo no planeta e como eram os países longínquos intercontinentais. Todos sabiam da existência da pobreza no mundo e das riquezas, porém, sem a TV, ninguém imaginava como era a miséria humana e como funcionava realmente a ostentação dos ricos pelo planeta. O mundo via imagens de africanos comendo terra e de crianças morrendo ao mudar os passos à procura de comida. Na tela, dentro da sala, era possível ficar sabendo como eram os iates do tamanho de uma casa, quem frequentava festas nas mansões regadas a vinho e champanhe. Os norte-americanos e os europeus puderam, através da televisão, aprender que a pobreza mundial havia tido o braço do colonialismo e do imperialismo. Lamentavelmente, viram tudo e continuaram a fazer o que sempre fizeram, isentando-se de qualquer culpa ou responsabilidade. Mesmo em plena era da televisão, agora com a ajuda da internete, grande parte da humanidade acredita que a pobreza é natural e que a riqueza é a recompensa pelo trabalho. Até o terrorismo tem avaliação seletiva, se um atentado acontece na Europa e nos EUA o mundo se comove, se acontece na Índia, Paquistão, Afeganistão e Iraque, o fato é natural, porque lá sempre foi assim.

Fórum
O código de Hamurabi, o rei sábio, decretado há 4.000 anos na Babilônia, tinha mais de 500 leis detalhadas. Atualmente é conhecido como Lei de Talião, resumido no proverbial “olho por olho, dente por dente”, que se adotado, a humanidade teria sumido do mapa, porque todos seriam cegos e sem dentes, sem ver e sem comer, a morte seria inevitável. Hamurabi também decretou que “aquele que matava teria que ser morto”. (Ele mesmo, se aplicada a lei, seria executado porque condenava, na qualidade de rei, súditos infiéis à morte). Para se ter uma ideia do senso de justiça do código de Hamurabi no artigo 209 se lia: se um homem bater numa mulher e a fazer abortar, deverá pagar 10 ciclos de ouro, pelo feto (80 gramas). Artigo 210: caso a mulher venha a morrer, a filha do homem agressor deverá morrer. Nos demais artigos do código tudo é narrado na base da “mesma moeda”.

Girassol
O pintor holandês, Vicent Van Gogh, morreu na miséria, com a idade de 47 anos, em Auvers, pequena cidade holandesa, em 21/04/1890. Em vida, nunca conseguiu vender um quadro, muitos foram dados para pagamento de dívidas. Seu irmão Theo, para ajudá-lo, comprava suas obras e as guardava em casa. Para evitar que Vicent fosse sepultado como indigente, Theo pagou pelos serviços funerários. Na taverna que Vicent frequentava foram encontrados vários quadros, que o filho do taverneiro usava como tiro ao alvo. Uma obra foi encontrada 20 anos após sua morte, usada como divisória de um galinheiro de uma vizinha. Atualmente, uma obra de Vicent Van Gogh, vale 500 milhões de dólares.

Lunar
Antes da missão Apolo 11 ser consumada, se é que foi, em 1962, pelos EUA, várias simulações e treinamentos foram feitos no deserto de Nevada, em uma área conhecida como Paralelo 51, que para muitos oculta naves de outros planetas e seres extraterrestres, o que Hillary Clinton, se eleita presidente, promete mostrar ao mundo. A região era habitada por uma tribo indígena, que foi persuadida a se mudar, com promessas de vida melhor, a história da viagem à lua foi um dos argumentos usados pelos militares ao chefe da tribo. Ele aceitou tudo, porém, como a lua era sagrada para seus guerreiros, ele disse que precisava consultá-los sobre a decisão a tomar. O chefe convocou os caciques e no seu idioma narrou tudo. Ao voltar com a resposta disse que todos concordaram com a retirada. Um general que ouviu a fala do chefe perguntou ao tradutor o que ele havia dito à tribo. A tradução foi básica, disse o tradutor, ele disse que a história da lua era tudo invenção, que os brancos queriam mesmo era suas terras e o melhor a fazer era ceder, porque uma recusa acabaria em mortes.

Tabela
Os assinantes deste semanário, se dividirem o preço pago, pelo conteúdo do veículo, concluirá que esta coluna terá um custo de R$ 1,99. Vale a pena, diga-se!

Leito
Mais que um hábito de solidariedade, visitar doentes hospitalizados no Brasil, é uma prática cultural, um tipo de dever. Na realidade, o doente não precisa de visita, tem necessidade de repouso, paz e silêncio, tanto que as visitas têm horários regulamentados pelos médicos. Também, nos hospitais, sempre há risco de contaminação do visitante ao doente e vice-versa. Há visitas que tem como objetivo apenas a checagem “in loco” se o doente está mesmo doente, torcendo pela cura ou pelo agravamento do quadro. Quem é o que, não cabe aqui decidir!

Poder
A palavra ditadura não expressa com rigor o que o conceito de fato exprime. A ditadura é uma referência a quem exerce o poder com autoritarismo, mesmo a curto prazo, geralmente no poder executivo. O ditador pode estar entre os três poderes da república ou em qualquer situação dos inúmeros sistemas de governos dos países. No Brasil, há ditadores, que não são notados, no legislativo, em todas as Casas de Leis, são aqueles que se reelegem por vários mandatos, exercendo uma influência mitológica sobre os demais, que passam a seguidores, comprometendo o espírito cívico de independência, que cada legislador deve ter. O ditador legislativo, com sua tradição de perpetuidade no cargo, impede que novos sejam eleitos, porque acreditam que suas chances sejam inferiores.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no