Facebook
WhatsApp

NOVA DITADURA
Os desinformados e os mal-intencionados querem o Brasil governado por ditaduras, alguns chegam a pedir um AI-5 (Ato Institucional) editado pela última ditadura do país (1964/1985), erroneamente chamada de Ditadura Militar. Naquele governo a participação militar foi de 5 presidentes da república e os respectivos ministros militares, o restante foi de ministros civis. A ditadura era de extrema direita que alegava o perigo do comunismo que estaria rondando o país, principalmente pelo comunismo cubano, que graças aos norte-americanos passou a ser uma espécie de invasão mundial que tomaria conta do Brasil e de toda a América do Sul. Na União Soviética (URSS) o governo era totalitário, um comunismo proletário, que nada tinha de proletarismo, os presidentes foram os maiores criminosos do mundo, Lenin e Stalin, que em 1964 estavam mortos, o país era então governado por Gorbatechi, que sucedeu outro ditador feroz Brejenev, o grande fiador da ditadura cubana. Na URSS a Internacional Comunista era quem financiava governos de esquerda, o que passou à lenda como se o Brasil fosse parte dessa iniciativa. Foi quando a extrema direita se posicionou como a defensora da pátria e o povo deu o apoio a caráter e os militares, sem envolver um Militarismo de fato, graças ao marechelato (atualmente não existe marechal nas forças armadas, a patente foi extinta), o governo dessa forma teve militares no cargo máximo.
A República Brasileira nasceu ditatorial, aquela sim foi militar, representada pelo Marechal Deodoro e o Marechal Floriano. Os dois governaram por cinco anos, sem o Congresso. Abusaram dos exílios impostos aos adversários. Rui Barbosa denominou o período de Ditadura da Espada. A segunda ditadura aconteceu em 1930 durando até 1945, com a mão de ferro de Getúlio Vargas, que matou milhares de desafetos e colocou na cadeia centenas de adversários políticos. Manchou seu governo com o exílio de Olga Benário, grávida, à Alemanha nazista, onde foi morta na câmara de gás, sua filha, Anita, nasceu na prisão. Está viva no Brasil, de onde veio com a avó. A terceira ditadura aconteceu praticamente ontem, como foi dito acima, em 1964 a 1985, na qual muitos políticos atuais tomaram parte. Milhares foram torturados e centenas foram mortos e muitos estão desaparecidos, porque combatiam as atrocidades. Era a esquerda, era militante, e poucos partiram para a revolta armada, os que se aventuraram foram mortos.
Para quem gosta de ditadura, estamos na quarta – é a do Coronavírus, que colocou a população em prisão domiciliar e quem não cumpriu a chamada quarentena, mesmo sem merecer, foi condenado à prisão mortal.

HEROI ANÔNIMO
Em 1942, a marinha inglesa capturou um submarino alemão perto da costa do Reino Unido. Os ingleses foram surpreendidos por um lote de máquinas de escrever, uma carga “sui generis” para um submarino. Porém, ao examiná-las viram que eram diferentes, a cada tecla acionada aparecia uma letra diferente no papel. Além do alfabeto normal, havia sinais, notas musicais, vários monossílabos e desenhos de lua, sol e estrelas, que como as letras, ao serem acionados, imprimiam tudo diferente. Os ingleses chamaram a peça de “Enigma”, era uma peça usada para transmissão em código entre as forças nazistas de mar, terra e ar.
O Serviço Secreto inglês tentou decodificar o sistema, mas chegaram à conclusão que era praticamente impossível. A marinha convocou cinco alunos brilhantes nas universidades do país em matemática, para tentar a decodificação. Os alunos ficaram em quarentena e passaram a decodificar as máquinas. Conseguiram o número de probabilidade possível e chegaram ao total de 855 bilhões, 412 milhões e 200 mil possibilidades (uma aposta na mega sena tem 50 milhões de chance).
Um dos alunos convocados foi Alan Turing, com 17 anos, aluno da Universidade de Londres. Em 22 dias de concentração ele conseguiu decodificar o sistema. Não resolveu a questão em definitivo, os nazistas mudavam o código diariamente, à meia noite. Alan conseguiu quebrar o segredo da mudança, que era uma sequência matemática recém descoberta. Imediatamente a Inglaterra passou a dominar as batalhas contra o inimigo, porque entrava no sistema secreto. Churchill, ao saber que era o autor da façanha, convocou-o para uma audiência secreta e o contratou para fazer parte do Serviço Secreto inglês. O Primeiro Ministro, no final da guerra, disse que Alan antecipou o fim do conflito em dois anos e salvou mais de três milhões de soldados da morte, graças à decodificação da Enigma.
Quando trabalhava no Serviço Secreto, um exame médico diagnosticou-o como autista, cujo cérebro raciocinava no sentido contrário do normal. Era um gênio autêntico. Alan Turing teve um relacionamento homossexual tornado público. Sofreu preconceito, foi demitido e processado pela conduta. Suicidou-se em 1947!
(Alan Turing é considerado o inventor do princípio da computação usado até hoje).

TELE AULA
O professor na sala de aula é insubstituível. Ninguém pode lecionar mais do que sua presença, porque independente da sabedoria e do conhecimento, o professor passa confiança ao aluno. O homem mais poderoso da Macedônia, superado apenas pelo filho, foi Philipe II. Ele queria que o filho, Alexandre, o grande, fosse o maior soldado do mundo, porém, que tivesse sabedoria, porque sem ela o poder nada valia. Como não havia escola naquele tempo, os reis contratavam preceptores para ensinar os príncipes (era aulas presenciais – lembrem-se!). Enfim, Fellipe II contratou para dar aulas a Alexandre, por quatro anos em particular, um professorzinho: Aristóteles.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no