Panfleto
Sei que não viverei o suficiente para ver nesta cidade de Monte Alto uma Casa da Cultura.
Onda
Cientistas calcularam que o nível dos oceanos, até 2050, subirá entre 30 e 70 centímetros. Quem tem casa de praia vai micar. Eles, os cientistas, afirmam que o processo é inevitável, mesmo sem a “ajuda” do Homem, o fenômeno aconteceria, o tempo é que ficou mais curto, devido à destruição de protetores naturais pelo pior habitante do planeta, o “homo sapiens”. O mar vai demorar para subir, temos 30 anos de folga.
Urna
Um proprietário de uma loja de móveis em Monte Alto, tinha um caixão da melhor madeira do mercado no seu quarto. Quando ele precisava de um eletricista ou pintor para serviços em sua residência, nenhum profissional aceitava o trabalho com medo do fúnebre móvel. Ele morreu e os netos o enterraram com um caixão básico. Venderam o original.
Féretro
Uma funerária antiga de Monte Alto, que hoje não existe mais, era de propriedade de um agente funerário “sui generis”. Ele mantinha no bolso um caderninho, no qual anotava a altura das pessoas que conversava na rua. Ele media com o olhar, porque tinha experiência na arte de “embalar” os finados. Um estudante de direito na época, hoje consagrado advogado, tinha verdadeiro pavor da figura mórbida, principalmente porque corria o boato de que ao medir uma pessoa, infalivelmente ela morria em breve. Este colunista conversava sempre com ele, se fui medido, escapei!
Órfão
De 1324 até 1834, funcionaram em Portugal, várias instituições oficiais que tinham a incumbência de abrigar órfãos e pobres até 12 anos de idade. Antes de serem extintas pelo poder público, passaram a ser administradas por particulares, anonimamente, o que levou muita gente a acreditar que o anonimato protegia os homens que tinham filhos bastardos. Curioso nessas instituições era o nome: Mercearias.
Telão
Quando o cinema dominava as artes, os estúdios hollydianos lideravam a produção dos EUA e por extensão do mundo. O país usou a distribuição mundial de filmes para propaganda política. Produtores recebiam polpudas verbas do Estado para divulgar produtos e serviços. Um refrigerante, atualmente, é líder mundial de vendas, porque o cinema colocava placa do produto até na lua.
Theos
Deus, Javé e Alá, três nomes distintos para o monoteísmo. A humanidade inventou a religião para não se responsabilizar pelos seus atos, tudo pode ser obra de Deus ou de Javé e Alá. Genericamente, cada qual é o todo-poderoso, que nunca erra e jamais falha. Salvo quando seus respectivos servos (servo é sinônimo de escravo) assim querem. A invocação divina para tudo constitui uma heresia, pedem que a divindade dê proteção a crimes e atos desonestos. Até nas guerras a proteção das divindades é invocada, sempre aquele que vence credita à intervenção divina e os derrotados, como o todo-poderoso detém a infalibilidade, não condenam ou culpam as divindades monoteístas. Os Hindus adoram cerca de 20 mil deuses liderados por Shiva, têm uma entidade para cada coisa que acontece na existência humana. Na religião hindu existe ate uma deusa para proteger da ira do mundo, os deuses que falham na sua missão. O ser humano cuida até de quem deveria cuidar dele. Outros povos e outras civilizações, sobreviventes ou extintos, têm e tiveram seus protetores com nomes de toda natureza, de onde se conclui que a religião é uma manifestação cultural, se não o fosse a humanidade cultuaria uma religião única.
Mapa
Monte Alto Velha sempre é lembrada pela política do passado e governantes da antiga urbe. Sempre é bom recordar: onde está instalado o banco HSBC, a família Riemma tinha uma fábrica de macarrão. A farmácia Drogal funciona onde havia uma fábrica de cerveja dos Marracini. Entre a sede da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto, até a Nhonhô Livramento, havia um terreno grande, no qual funcionava uma agência de caminhões Ford, o dono era Antonio Gambarini. Na casa demolida na esquina da rua José Cupertino Botto com a Jeremias de Paula Eduardo, tinha uma casa de farinha, mantida pela família Pereira dos Santos. Na rua Jeremias de Paula Eduardo, em frente da AGCIP, era a escola primária do SESI, que funcionou até 1959. Na Nhonhô, onde está a Ótica Thiago, funcionava a loja de materiais de construção A Construtora. No local que está o Escritório de Contabilidade e a Auto Escola Exato, era o armazém da família Buchala, comandada pelo velho Saidão. Na Nhonhô tinham armazéns na esquina da Mahfuz e na Cybelar, onde eram donos o Issa Bahdur e seu irmão Jorge, respectivamente.
Viola
Lá pelo ano de 1959, dois moços, de saudosa memória, formaram uma dupla sertaneja. O nome artístico era Nirdo e Nardo. No real, eram o Manoel Aparecido Vrechi, meu tio, e o Nelson Calió. Cantavam as músicas clássicas e foram compositores de uma local, que narrava o incêndio da indústria Cestol, que colocou a cidade em pânico em 1958. Sem patrocínio, tiveram que recusar uma apresentação na televisão Tupy de São Paulo.