Facebook
WhatsApp

HOMO
Nós, que nos autodenominamos sapiens não somos o degrau máximo na escada evolutiva. Por ora, estamos no topo. Em breve, cerca de dois milhões de anos, seremos superados por uma lapidação que a evolução fará em nós, tanto física como mentalmente. O sapiens contradiz o nome, não é sábio e sequer inteligente, sobreviveu a uma seleção suspeita, que não privilegiou o mais forte, mas aniquilou os mais frágeis. O sapiens foi superando etapas e se colocou na reta de chegada, onde acredita estar na frente, a espécie pode ser extinta ou substituída na corrida evolucionária.
No campo físico, o corpo humano poderá ser praticamente reconstituído usando o estágio atual como modelo. Teremos três olhos, sendo o terceiro uma espécie de câmera de ré; nossos ouvidos terão antenas especiais para nossa comunicação mental e todos os órgãos serão melhorados à medida que nosso organismo necessitar de defesa ou de longevidade. A média de vida será de 900 anos, a mesma que o Velho Testamento, que talvez não tenha sido escrito por um sapiens, atribui a Matusalém. O leitor que avalia esse texto como mera especulação, tem que aceitar uma verdade: a evolução não acontece na esquina do tempo, ela acontece lentamente, sem saltos, cujas mudanças são aceitas como normas naturais. Um exemplo sobre a evolução no corpo humano: os dois rins! (Um seria o bastante para vivermos o tempo que precisamos, o segundo é nossas reserva para a chegada da eternidade).

INTENÇÃO
Muitos religiosos, independente do credo, dizem que rezam para o bem das pessoas necessitadas, principalmente os enfermos. A intenção ao revelar o ato religioso é das melhores, porém, o simples fato de tornar público o evento íntimo, o torna com a metade do valor ou até uma exposição de ego. A oração é a atividade mental mais íntima da pessoa!

POLIS
No Brasil existe um pensamento político equivocado em relação à última grande guerra. Todos pensam que foi o nazismo que influenciou o fascismo. Não foi, aconteceu o contrário. Mussolini desde 1922, antes de chegar ao poder na Itália, fundou o Partido Facista e na Alemanha, Hitler se encantou com a filosofia dos jovens italianos, que seguiam seu líder, sem contestar. Hitler aplicou o fascismo na filosofia nazista (Nacionalismo extremo). Hitler tinha que justificar o efeito negativo na prática da vida alemã. Alegou que a pureza da raça era o que faltava no país, que tinha a maior comunidade judaica da Europa. Seu aniquilamento era necessário. O resto todo mundo conhece.
Antes das execuções raciais e homofóbicas, Hitler discursava contra o Estado que gastava mais com asilos e lares de deficientes do que com escolas. A elite aceitou tudo e os primeiros a serem sacrificados foram as crianças e os deficientes adultos. Inocentes foram mortos aos milhares.

BRASILIS
O nome feminino mais brasileiro do país, exceto os das índias, é Marília. Também é o mais lírico e poético da literatura de língua portuguesa. Antes da Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, que tinha 17 anos, ninguém tinha o nome, lhe deu o poeta Tomás Antonio Gonzaga, que tinha 40 anos. Segundo se dizia, o amor era platônico e o poeta que chamou a si mesmo de Dirceu, cujo nome também era inédito na poesia e vida real. Como Tomas era juiz de direito da comarca de Vila Rica, provavelmente ele leu em algum processo ambos os nomes. Se os criou poeticamente o mérito é maior.
Tomás criou Marília assim como sugeria que a capital da colônia fosse para Minas Gerais com o nome de Brasília (Ele profetizou o que em 1960 aconteceria).
Com o fim da Inconfidência Mineira, com a execução de Tiradentes, a maior parte dos participantes foi degredada para as colônias lusas da África, angola e Moçambique, entre eles, Gonzaga, que teve a metade dos seus bens confiscados.
Em Moçambique, Gonzaga conheceu Juliana Mascarenhas, filha de um próspero negociante português. Marília passou a história esquecida após Gonzaga ir para África. Ele morreu em 1810, com 62 anos de idade, depois de passar uma vida próspera como degredado, ficou pobre porque sua esposa acabou com sua fortuna.
Muitas Marílias depois da original jamais leram “Marília de Dirceu”, que é a maior obra poética do lirismo nacional. Oxalá todas tenham um Dirceu na vida!

FAKE NEWS
Não se justifica o pavor que está provocando as tais notícias falsas que serão veiculadas na internete e as que já estão. Elas sempre existiram nos meios de comunicação, existindo leis para penalizá-las. Acontece que as mentiras eram propagadas com intensidade e tempo maior do que agora. O cuidado é que se deve ter ao levar adiante uma notícia falsa, porque originalmente a veracidade podendo ser colocada em dúvida, em que a retransmite pode ter credibilidade, portanto, não seja cúmplice.
A notícia falsa em si é fácil de ser desmentida, desde que atual. O que será complicado é quando o publicado é algo do passado. Exemplo: se esta coluna publicar uma mentira atual, o leitor poderá contestar, publicando a verdade como resposta. Se a coluna publicar em tópico de 10 anos atrás, sendo mentira, ninguém poderá afirmar a falsidade.

TRUMP
Como o mundo está olhando para a Casa Branca de Donald Trump, com apreensão e temor, mesmo que ele não seja louco quanto Kin Jo Un da Coréia do Norte, praticamente Mike Pence continua um desconhecido. Quem é esse cara? Eu não disse que ele é desconhecido! Na linha da cultura útil, porque o Mike Pence será o novo presidente dos EUA, se Trump deixar de sê-lo. Por ora, Pence é vice!

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no