ROBÓTICA
Até o ano de 2050 o mundo sofrerá uma revolução tecnológica, que mesmo silenciosa, terá o efeito do dilúvio bíblico ou de uma explosão nuclear. O evento atingirá a humanidade, ainda que nenhuma nação tenha participação. A revolução acontecerá pela implosão tecnológica, será uma autorrevolução que provocará um boicote virtual no sistema de controle universal. Será a vingança do computador que é o novo escravo das classes dominantes. Será uma inversão total, a humanidade que domina a tecnologia, será dominada pela inteligência digital.
O que fazemos atualmente com a alta tecnologia é como se colocarmos uma bomba no colo, não teremos tempo de atirá-la em ninguém – a explosão será em nossas pernas. A tecnologia tem um espião rondando cada um de nós, vinte e quatro horas, é o celular. A alta tecnologia tem um dossiê completo de cada ser humano!
CARGO
Desde que o cargo foi criado, a Procuradoria Geral da República teve 40 titulares; depois de Rodrigo Janot será fácil saber os nomes, o que é praticamente impossível é citar pelo menos um procurador antes dele. A mídia pode tudo!
BALCÃO
O comércio brasileiro é carente de atendimento, principalmente no varejo. Falta vendedor, promotor de venda, publicidade eficiente e alguma coisa parecida com um bicho de sete cabeças para os comerciantes nacionais: o pós-venda.
Nenhum consumidor pode dizer que depois de comprar uma mercadoria numa loja recebe uma mensagem escrita, falada ou de algum tipo, perguntando se ficou contente com a compra. Compre uma bicicleta ou outro produto, leve para casa e espere sentado a loja entrar em contato. Esqueça de assinar o cheque, nesse caso a história muda!
TORRE
No Reino Unido, os velhos castelos são atração turística e objeto do desejo dos ricos e novos-ricos. Há um mercado cativo desses imóveis, cujas negociações estão a cargo de imobiliárias especializadas no setor. Os castelos são negociados pelo sistema “porteira fechada”, isto é, o imóvel é negociado com tudo o que tem dentro.
Um item determinante no preço são os fantasmas. Quanto mais assombrado o castelo é, mais valor tem.
CANDIDATO
Relembrar é bom: candidato é uma palavra derivada do latim cândido (branco). Em Roma não havia tempo na TV e verba eleitoral, quem se interessava em disputar um cargo público saia às ruas vestindo uma túnica branca, sem manchas, era a ficha limpa da época. Não existia propina, porque os romanos não usavam cueca para ocultar a grana.
SENTENÇA
A prisão domiciliar está no código penal. Não se deve criticá-la; porém, a crítica é válida quanto ao critério de aplicação pelo juiz. Leigo em lei penal, faço a pergunta: quando um morador de rua é condenado à prisão domiciliar, ele a cumprirá onde?
VOTO NULO
O brasileiro é um crítico feroz à atuação dos governantes, principalmente os dos legislativos. No entanto, ao votar os critérios são menos críticos, a prova está nos eleitos. Se a escolha fosse através de sorteio, os eleitos seriam de melhor nível. O direito de escolha na democracia é uma espécie de tiro no pé.
O que se pergunta ao nosso leitor/eleitor é se ele votaria nele mesmo para um cargo da república? Será que o eleitor preenche as exigências para merecer um autovoto? A honestidade e a integridade do candidato estão com você também?
PRELÚDIO
Quando vejo uma gaiola com um passarinho dentro pulando de um lado a outro, fico revoltado com tanta injustiça, tanta exploração e tamanha falta de humanismo com que a pobre gaiola é submetida. Ela não tem culpa nenhuma da sentença com que o passarinho foi condenado. A injustiça alcança o auge quando sabemos que a gaiola será uma prisão para sempre, enquanto o passarinho vai fugir, morrer preso ou será solto por alguém. Até um gato poderá devorá-lo. A gaiola está condenada a prisão perpétua.
COLINA
Roma é cidade das sete colinas, uma delas é o Vaticano. Em 1929, Moussulini cansado dos palpites do Papa no seu partido, resolveu dar um fim nas reclamações, o que era direito do pontífice, enquanto cidadão romano, fazendo-lhe uma proposta: daria ao cristianismo uma sede, na verdade, um Estado livre dentro da cidade eterna, a colina do Vaticano; separado, o Vaticano seria livre, sem direito a interferir no Estado italiano e vice e versa. Foi assim que o Vaticano se tornou um Estado poderoso, recebendo imposto do mundo inteiro e guardando tesouros imensuráveis, até então escondidos nos Estados Papais, nas suas dependências.
TEMPLO
Nos EUA e por extensão no mundo ocidental, o homem mais rico de todos os tempos foi Rockefeler. No Brasil, o título é do Matarazzo. Em 1885, quando o velho Rock foi acusado de cartel, porque dominava todo o setor petrolífero do país, da extração à distribuição, o Congresso obrigou-o a vender parte de empresa. Ele dividiu a matriz em 34 empresas menores e vendeu as ações a terceiros, reservando a cada uma delas uma cota de ações para si mesmo. Todas as filiais juntas valiam dez vezes mais do que a original. Ele ficou 10 vezes mais rico. No Brasil, o Congresso Matarazzo dividiu suas empresas entre os filhos. Morreu dono de 370 empresas. Os filhos levaram todas à falência! Matarazzo até hoje é símbolo de riqueza.