FRANQUIA
Quando um clube aceita associado sem critério seletivo deixa de ser clube. Conceitualmente, clube é uma instituição que agrega um grupo seleto de pessoas, com o mesmo objetivo social e comunitário. Cada clube tem estatuto próprio e regras de frequência e conduta. O clube foi de tamanha importância antes da criação do Estado, como modelo de nação, que realizava as funções estatais perante a sociedade, um exemplo foi a maçonaria, que era um clube privado seletivo que agia com sincretismo, formando lendas dotadas de mistério, muitas vezes incompreensíveis para a população em geral. O poder da maçonaria em certos países europeus era de tal monta, que a igreja católica o combatia, acusando a entidade de representar o diabo na Terra. Paradoxalmente, muitos padres eram maçons.
Muitos clubes sociais do início do primeiro milênio tinham um valor inestimável para os associados, cujo ingresso era aceito mediante um pagamento denominado de joia. Um clube era uma joia coletiva que a sociedade usufruia, e para tanto, tinha a obrigação de mantê-lo em atividade, pagando taxas de manutenção. Um erro comum é dizer que clube tem sócio, quando tem associado, sem direito patrimonial. O maior ícone de Monte Alto, o Aero Clube Civil de Monte Alto (depois Monte Alto Clube), por estar, enquanto existiu, perto da quadra municipal e do estádio de futebol do município, era confundido como uma instituição pública.
O Clube, como se tornou conhecido, era mantido pelos associados. O fim melancólico da entidade não teve outros culpados senão os associados, que ao perder a seletividade sofreu um desgaste, com a frequência caindo levando ao desinteresse. Aconteceu um fato que comprometeu o clube, foi a venda de títulos remidos. Isso foi uma calamidade sem precedente no conceito universal da instituição “Clube”. Clube com dono, se fosse em Portugal, seria uma piada enciclopédica!
GÔNDOLA
Um percentual expressivo nas compras nos supermercados é feita por impulso. Isso os estabelecimentos sabem que mudam de lugar os produtos para que os clientes circulem à procura do que precisam e comprem o que não estava programado.
Um fato que os clientes devem observar nas compras nos supermercados é o horário: não entrem para comprar no horário de almoço, quando vocês estão com fome!
A fome força o impulso para comprar o desnecessário.
PORQUINHO
Segundo o Banco Central do Brasil, um bilhão de reais estão guardados nos cofrinhos e outros locais nas casas, sem circular. O valor está representado pelas moedas metálicas de 5, 10, 25, 50 centavos. A de um real também faz parte.
PERFUME
Gabrielli era uma moça francesa que foi trabalhar como faxineira em um ateliê de costura, no centro de Paris. Ela demonstrou interesse pelo trabalho das costureiras, e logo aprendeu o ofício por conta. A dona notou o interesse dela e sua criatividade, que a contratou. Depois de 10 anos resolveu sair do emprego e montar sua própria oficina de costura. Foi um sucesso, Gabrielli tornou-se a estilista mais famosa da França e do mundo. A fama veio com o sobrenome: Chanel.
MANGUEIRA
A água de Monte Alto é tratada, boa para lavar calçadas e quintais. Ótima para lavar carro e moto. A água é indicada para regar jardim e molhar plantas.
PELOURINHO
Entre os abolicionistas brasileiros, Joaquim Nabuco se destacava pela erudição e porque era de uma família branca que tinha escravos a serviço do engenho de açúcar e rapadura. Nabuco foi recebido em audiência pelo Papa Leão 13, ao qual foi pedido a intercessão para a abolição. O Papa atendeu e fez um pedido à coroa portuguesa, cujo Estado era católico. Dois anos depois do encontro aconteceu a assinatura da Lei Áurea, que foi escrita por Nabuco. A Lei Áurea era completa, previa indenização do Estado aos escravos livres e uma compensação fiscal aos donos.
A princesa Isabel assinou apenas a minuta da Lei. Um parágrafo da lei da abolição previa a aprovação do parlamento pela maioria absoluta dos deputados. Como isso não aconteceu, muitos fazendeiros aterrorizavam os ex-escravos, dizendo que a Abolição não tinha valor legal e que poderia voltar. Com medo, os libertos trabalhavam aos ex-donos por um salário que mal pagava a alimentação. Isso criou o que ainda existe no país, o trabalho análogo à escravidão.
PAZ!
Monte Alto, que agora é MIT, perdeu uma atração bélica – os rojões! Raramente se ouvem rojões e bombas na cidade e periferia. Vez ou outra, em aniversários, os homenageados estouram suas bombas idiotas. Há cerca de 30 anos esta coluna criticava o nível dos rojonistas locais. Sem eles, os doentes, os idosos, os bebês e os cachorros dormem tranquilos.
Até solicitamos algumas vezes a criação de um rojódromo longe da zona urbana, a proposta é retirada, com os novos tempos. Enfim, civilizados!
BANDEIRA
No dia 15 de maio de 1881 foi fundada a cidade de Monte Alto, sem bombas e rojões. No mesmo dia, um pouco longe da pedra fundamental, lá no estado de Nova Iorque, era inaugurado um sistema novo de execução da pena de morte: a cadeira elétrica.