As vezes fico pensando se um curso de licenciatura de quatro ou cinco anos é o suficiente para a formação do docente. Será mesmo que levamos tudo o que aprendemos na faculdade para a sala de aula? Claro que não.
Na verdade, ser professor se aprende na prática. A faculdade proporciona a base que usaremos no nosso ofício, mas aprender a ser professor se dá com muitos anos de trabalho e principalmente a busca incansável de querer sempre aprender as práticas de ensino. Dominar o conteúdo não se adquire apenas lendo-o, mas sim, o praticando.
A formação docente não se dá apenas com o conteúdo abordado na faculdade. Creio que os cursos de formação para professores têm que ser feitos antes mesmo de terminarem a faculdade. Prolongar o curso ou até mesmo adequar este tipo de formação dentro do período estipulado por cada faculdade, possibilitaria profissionais mais capacitados no mercado de trabalho educacional. Já me deparei com muitos profissionais que detestam este tipo de formação. Acho essa mentalidade egocêntrica. Ninguém é melhor que ninguém. Todo o tipo de informação é válido quando se trata de melhorar a questão do ensino no Brasil. Na verdade, aprendemos muito com os docentes que já estão há anos na sala de sala. Tive o prazer de aprender com alguns mestres e hodiernamente não é diferente. A cada bate papo nos tempos de aula vaga é um aprendizado que se leva. É disso que as faculdades precisam. Não basta formar o professor. Tem que prepará-lo para o mercado de trabalho, trazê-lo dentro da realidade.
Creio que a defasagem docente se dá também pela falta de instruções e formações como esta. Tenho vários amigos que deixaram de lecionar quando realmente se depararam com a realidade da escola. São esses tipos de informações que as faculdades também devem proporcionar aos estudantes de licenciatura. Apontar as questões éticas no corpo docente, práticas de ensino, aprender a trabalhar com alunos que apresentam dificuldades, aprender a lidar com alunos problemas, postura, tempo de aula, interdisciplinaridade, inclusão, Tics, entre outras coisas que ajudam o professor dentro do seu ambiente de trabalho. Sei que todos esses fatos se aprendem com a vivência e com experiência, com erros e acertos, mas a educação já errou muito com ela mesmo e não podemos seguir com esta política. Cometemos muitos impropérios quando não se tem a experiência exata para assumir uma sala de aula. Creio que este tipo de formação no qual estamos falando evitaria os erros mais graves. Não há nada de utópico nesta ideologia toda.
Muito se tem feito com os professores que já atuam no mercado. Muitos fazem contra a vontade. Já está na hora de começar a pensar naqueles que vão ser inseridos para que não cometam os mesmos erros que muitos outros mestres cometeram – inclusive eu- quando começaram a lecionar.