Facebook
WhatsApp

Carta Magna
Mídia e povo, este por influência daquela, começam a pedir uma constituinte no Brasil, alegando que a atual constituição não corresponde à realidade do País. Todas as constituições nacionais, outorgadas ou promulgadas, nunca foram suficientes para que o Estado tivesse um desempenho compatível com as necessidades do cidadão, porque um ou outro sempre tem falhas existenciais. A última constituição, a de 1988, é avançada demais para o entendimento do cidadão nacionalista e falha quanto ao patriotismo, isso a torna desgastada. Todas as nossas constituições foram elaboradas por constituintes de ocasião, ou seja, os congressistas criam leis e artigos conforme as necessidades do momento, sem a preocupação de estadistas. Nas constituintes, quando há consenso, decretam cláusulas pétreas, se há falta de unanimidade, fica sujeita às leis ordinárias que o congresso tem o poder de coloca-las em vigor ou até vetá-las. Enfim, as constituições brasileiras conseguem deixar o cidadão órfão de nacionalismo e sem o conceito de patriotismo.

Nobel
Alfred Nobel, inventor e cientista, foi o homem mais rico da sua época. Era sueco e sua maior invenção foi a dinamite. Ele quase desistiu de tudo, quando um depósito do material explodiu provocando a morte do seu filho. No seu testamento ele assegurou que sua fortuna fosse usada para o bem. Assim que morreu a família apurou a herança e investiu o total em títulos do governo sueco, criando uma academia de ciências para administrar o investimento e doar os juros para as figuras mais destacadas em várias áreas como física, química, literatura e paz.
O Nobel é famoso e muito cobiçado, porém, há algum tempo que deixou de ser divulgado como era pela mídia e, com isso, a opinião pública mundial pouco se importa com os premiados anualmente. Precisando de divulgação, a academia resolveu jogar no marquetingue através de polêmica. Deu mais ou menos certo, na literatura, este ano, o Nobel foi para Bob Dylan, que escreveu vários livros sobre sua arte, a música; porém, chamar suas obras de literárias é temeroso. Na Paz, o prêmio também foi uma furada, foi dado ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelo final da guerra civil entre o Estado e as Farcs. Ele recebeu o prêmio e um plebiscito vetou o acordo assinado. O presidente declarou que devolveria o valor recebido à academia ou doaria. Depois de um tempo, o acordo foi fechado e a paz voltou ao país com algumas condições, anistia é uma delas. O Nobel está recuperando a velha imagem. (Nenhum brasileiro, até hoje, foi “nobelizado”).

Tomo
Minha velha biblioteca de quase 2.800 volumes, cerca de 1.000 obras de referência evaporou-se. Não tive espaço para armazená-la, ninguém aceitou doação e o que resta são trechos memorizados. Foi-se o espaço físico e o mental vai-se indo. Além dos livros, foram-se jornais alternativos e revistas fora de circulação. Os que acreditam que os livros de papel sumirão em breve, estão errados, a literatura precisa do papel e da impressão, tanto quanto a pintura da tela e a tinta, e ambas as artes do cheiro de cada uma, que no computador são imaginadas. Onde ficam os marcadores de página nas telas virtuais?

Manto
Entre os séculos XVI e XVIII, o serviço funerário da colônia do Brasil era executado pela Igreja Católica. A família do morto avisava o padre, que se dirigia à casa do falecido, encomendava o corpo, cobrava uma taxa pelo uso do manto (Não era usado caixão ainda), e amigos, vizinhos e familiares, conduziam o morto para o campo santo, cemitério, para os íntimos. Havia uma exceção para os católicos de carteirinha; “misseiros” beatas e beatos eram sepultados no espaço da parede da igreja, naquelas com construção sólida e larga. Havia as exceções das exceções, ou seja, os ricos, donos de terra e de escravos, que em vida compravam um terreninho perto do altar da igreja e lá eram sepultados, por dois anos, tempo que o “aluguel” se esgotava e outro privilegiado entrava no lugar.
Quando um paupérrimo morria e a família não tinha condições de arcar com as taxas do padre, colocava o corpo na porta da frente da casa, até que alguma alma piedosa colocasse o valor sobre a testa do morto. Como ninguém desejava ter um morto por perto, ninguém ficava ao léu. Como nem todo pobre é honesto, muitas vezes alguém colocava o dinheiro sobre o morto e a família, meio escondida, pegava a grana, até que outro desse novamente outra grana.

Pestana
O marido foi ao oftalmologista e, depois do exame, foi-lhe receitado um colírio para ser aplicado a cada quatro horas. Ele voltou para casa e pediu para a esposa lembra-lo do procedimento. Ela respondeu que o lembraria de pingar o colírio no olho. Ele observou: isso é pleonasmo, mulher!
Quando deu o tempo, ela lembrou o marido:
– Querido, você já pingou o pleonasmo?

Umbigo
Antes de a medicina entrar na parada, as parteiras eram as pessoas mais conceituadas nas comunidades, muitos leitores de olho nesse texto foram nascidos pelas mãos dessas mulheres. Havia práticas diversas na hora dos partos. Algumas comuns, outras particulares de cada uma. Para a parturiente fazer mais força, um procedimento era assoprar uma garrafa vazia.

Xadrez
Enquanto os políticos cumprem pena em prisão domiciliar, que seria, mal comparado, o mesmo de condenar o sujeito a almoçar e jantar em um restaurante nobre, 622.000 pessoas estão atrás das grades no Brasil. Na ponta, estão os EUA, seguidos da China e da Rússia.

Cosmos
O primeiro foguete a percorrer a órbita terrestre foi o russo (URSS), levando a bordo a cadela Raiza (morreu no trajeto). O primeiro humano a participar do projeto Sputinik foi o cosmonauta Yuri Gagarin.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no