Altius
Monte Alto, município de quase 50.000 habitantes, tem o “quase” creditado a um censo estimado. A população, na sua maior parte, tem menos de 80 anos de idade, o que significa terem nascido quando a poliomielite estava no auge da incidência no Brasil. Como não tivemos caso do mal na cidade, todos foram salvos por uma vacina, a famosa gotinha, que os bebês recebem uma dose ao nascer. Portanto, as então quase 50 mil pessoas que nasceram aqui ou vieram para cá trafegam diariamente pelas ruas ou avenidas Albert Sabin, cientista que descobriu a vacina que tem seu nome. Caso alguém não saiba onde ficam as ruas e as avenidas Sabin e tem a saúde perfeita, assim como todos na família, basta uma sugestão aos nobres vereadores, para que homenageiem Sabin com seu nome em algum local da cidade. Todos os esportes exigem movimentação dos membros, no entanto, Sabin não é nome de piscinas, quadras esportivas, ginásios de esportes e estádios de futebol.
Ex Catedra
Por várias décadas, o saudoso Alexandre Barrilari, exerceu o cargo de fiscal municipal. Na época dele, Monte Alto tinha a metade da população atual, porém, era responsável pelo serviço de água e esgoto, pela coleta de lixo, pelo trânsito de veículos de tração animal e pela circulação de bicicletas. O fiscal Alexandre era o responsável pelo andamento de todos esses serviços e ainda fiscalizava o comércio geral. Não era permitida a exposição de mercadorias em local público, como as calçadas e monumentos. Mesas de bares nas calçadas não podia e os ambulantes tinham que pagar taxas para comercializar seus produtos. O Barrilari, como era chamado popularmente, via tudo com rigor, raramente multava alguém, prevalecia a advertência verbal. Todos os prefeitos que trabalharam como o Barrilari o tinham como orientador, ele sabia de Monte Alto mais do que eles. O Barrilari morava no Largo do Batismo e todas as manhãs “subia” a Rua Nhonhô a pé, era visto de longe por todos e tudo era colocado em ordem antes da sua chegada. Barrilari chegou a ser nome de referência, quando a gente queria advertir alguém por alguma coisa errada dizia: “Olha o Barrilari”. (O nome é histórico sem homenagem pública).
Tese
A felicidade é uma abstração, ela não está em nenhum lugar fora da nossa imaginação. Quem se declara feliz quer apenas demonstrar que precisa ser feliz. Um estado mental eufórico geralmente é confundido com felicidade, que é apenas uma variação química cerebral. O que chamamos de felicidade é um artifício mental.
Retrato
O saudoso Nelson Matsumura, praticamente o fotógrafo oficial de Monte Alto, era o dono do maior arquivo fotográfico sobre o município. Não se sabe se alguém procurou a família para uma possível doação ao museu. Em 1969 fui comprar filme dele e ouvi: “foto vai acabar, qualquer um vai fotografar”.
Liberdade
Dizem que o berço da democracia foi a Grécia. Os helenos apenas divulgaram o que era a democracia, não a praticavam. A democracia é uma tese, se torna conceito, é passível de interpretação na tentativa de praticá-la. Na China das dinastias, pode se dizer que vigorava uma democracia, porque havia o direito de liberdade dos súditos, quanto à autoridade do imperador. Nos éditos imperiais o preâmbulo era: todos podem obedecer ou não o imperador, aquele que não quiser será punido com a morte. Era um estado democrático na sua essência.
Requixá
Os indianos almoçam no local de trabalho obedecendo um horário padrão para não comprometer a produção. Eles almoçam a comida de casa, que chega em marmitas tradicionais. O transporte é feito por empresas especializadas por setor, em cidades até um milhão de habitantes; invariavelmente, na hora certa, a marmita está na mesa do funcionário ou no setor que ele trabalha. Os veículos são, na maioria, os tuk-tuks, que transitam lotados pelas ruas congestionadas. O sistema ficou famoso, que uma equipe da Universidade de Harvard, dos EUA, foi à Índia para copiar o método, especialistas em urbanização e transporte da Inglaterra também estudaram a distribuição.
Tela
Normalmente, quando perguntamos quem é o maior produtor de filmes do mundo, a resposta é Hollywood, nos EUA. Não é. A Índia é quem mais produz filmes no planeta, o dobro dos EUA. A cidade de Bombaim é a que tem mais estúdios, tanto que recebeu o nome de Bollywood. A Índia tem mais quantidade de filmes, enquanto que a qualidade é comprometedora.
Votante
O brasileiro, que segundo muitos não sabe votar, mesmo que o faça com acerto, não possui politização suficiente para analisar a ação dos eleitos, principalmente os vereadores, porque subavaliam o poder e a importância dos edis, como se o legislativo municipal fosse um produto de segunda linha. O povo fica satisfeito quando a Câmara Municipal “fecha com o prefeito”. Isso passa a falsa ideia que existe uma cooperação produtiva entre Legislativo e Executivo. A oposição é necessária para que as divergências ocasionais entre os poderes aconteçam e o prefeito tenha sua função fiscalizada e a Câmara tenha uma atuação responsável diante do Executivo.