Cada vez mais os brasileiros estão adeptos a experimentar diferentes tipos de pratos, com gostos diversificados e até incomuns. Prova disso, são as carnes exóticas, que vem caindo no gosto das pessoas e hoje estão sendo gradativamente introduzidas nos restaurantes, como também bastante procuradas para seu preparo caseiro. Mais do que o prazer da degustação, as pessoas tem interesse em conhecer as características de cada carne, afinal, elas também apresentam benefícios à saúde. No mercado gourmet, por exemplo, além das carnes tradicionais, o cliente tem à sua disposição diferentes tipos de carnes exóticas. Por isso destaco algumas delas e seus benefícios:
Jacaré: A carne de jacaré tem a textura parecida com a do peito de frango e um sabor similar ao do peixe. É uma carne branca, com 0% de colesterol, rica em proteína e que não recebe nenhum tipo de componente químico. O corte mais nobre é filet, retirado do rabo. Como o jacaré tem a carne dura, é preciso mariná-lo em bebidas alcoólicas. Para dar um sabor mais exótico ao prato, uma boa sugestão é usar cachaça ou grappa.
Faisão: O faisão tem carne de sabor marcante, o faisão tem uma textura diferente das aves comuns, o que a torna especial. Como a carne de faisão é rija, ela demora mais tempo até ficar tenra. Uma dica é retirar completamente os tendões, pois eles são extremamente duros.
Capivara: Bem vermelha, a carne da capivara é saborosa e tem baixos índices de gordura e níveis de ferro 23 vezes mais altos que a carne de boi, além de 24% de proteína bruta a mais que a carne de porco ou boi. Também contém ômega-3, ácido graxo que auxilia a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o “mau colesterol”. É uma carne seca, que faz lembrar o lombo de porco, mas com sabor bem característico. Pode ser consumida “verde” (cozida, assada ou frita), seca ao sol – charque -, em forma de embutidos (presunto e salsichas) ou ainda defumada (frios). Molhos feitos à base de açúcar caramelado, tomilho e frutas cítricas realçam o gosto da carne. Antes de servi-la, acrescente lascas de casca de laranja ao molho.
Coelho: A carne de coelho é uma das mais saborosas e mais saudáveis que existem. Seu sabor lembra um pouco a carne branca de frango. Tem elevado teor protéico (de 19 a 23%, podendo chegar até 26%), baixo teor de gordura (de 3 a 6%) e baixo teor de colesterol. Um coelho pode pesar até 1,5 quilo, servindo bem até seis pessoas, dependendo da receita escolhida. Para acentuar o sabor e o perfume da carne, acrescente cascas de frutas cítricas, como limão siciliano, ou ervas fortes, como alecrim, tanto na hora de marinar como quando levar a carne ao fogo.
Vamos à receita
Paleta de capivara assado com maçãs
Ingredientes:
2 quilos de pernil de capivara
1 garrafa de vinho branco seco (reserve 8 colheres de sopa para o acompanhamento)
3 colheres (chá) de sálvia
1 colher (chá) de alecrim
3 colheres (chá) de gengibre ralado
5 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
8 maçãs pequenas
Modo de preparo:
Deixe o pernil marinar em molho de vinho, sálvia, alecrim, gengibre e azeite por 24 horas na geladeira.
Asse (enrolado em papel alumínio), com o molho por 5 horas, em forno moderado, regando para não ressecar.
Descasque as maçãs e retire o miolo. Em cada orifício, coloque duas colheres (chá) de manteiga, uma de açúcar mascavo e uma flor de anis. Regue com uma colher (sopa) de vinho branco, enrole em papel alumínio e asse até amaciar.
Ferva o caldo de assado da carne com o creme de leite fresco. Sirva o pernil com o molho e as maçãs.