CEVICHE

Facebook
WhatsApp

Ceviche, cebiche ou seviche, é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados. Laranja-azeda também pode ser usada, mas um citrico que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas. Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere.  Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros “cheiros verdes” também são quase sempre utilizados. Pode servir-se como entrada, acompanhado com pipoca, bolachas de água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal duma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido. Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru onde o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá). Os Incas faziam algo similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta agi, muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas. Embora presente em toda a América do sul andina, somente os peruanos transformaram o Ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do País e tendo uma data comemorativa – 28 de junho, véspera do dia de São Pedro.  Há, somente em Lima  mais de 2000 restaurantes especializados, as “cevicherías”. Como estamos acostumados com a carne faremos um ceviche de tilápia.

 

Vamos à receita

 

Ingredientes:
500 gr de filé de tilápia cortado em tiras finas ou cubos.
1 cebola roxa fatiada bem fina.
Salsa, cebolinha e coentro quanto baste.
Suco de meia laranja.
1 pimenta dedo-de-moça finamente fatiada.
Suco de 1 limão.
Sal, pimenta do reino quanto baste.
Preparo:
Em uma tigela coloque as tiras de peixe, adicione o limão, a laranja, o sal e a pimenta do reino, mexa e deixe marinando por 5 minutos, adicione a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o coentro, a salsa e a cebolinha, retire do líquido e sirva em seguida. Pode acompanhar abacate, milho verde, batata doce.
* Importante, o peixe não pode ficar cozido pelo ácido (no caso o limão) a marinada tem que ser rápido, misture tudo deixe descansar 5 minutinhos e retire do ácido.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no