A cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2016, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que consagra os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país aconteceu na quarta-feira, 14 de dezembro, em Brasília/DF. Ao todo, 48 teses foram premiadas e 88 receberam menções honrosas.
Em 2016, foram 774 teses de doutorado inscritas por 90 instituições de ensino superior, todas defendidas em 2015. Dentre os homenageados está o montealtense Francisco José Profito, que recebeu menção honrosa de melhor tese em Engenharia Mecânica.
Francisco desenvolveu em seu doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP-USP), um programa computacional que, através de simulação numérica, avalia as perdas por atrito e o desgaste entre superfícies lubrificadas. “Esta metodologia de análise viabiliza o desenvolvimento de motores energeticamente mais eficientes, com impacto direto na redução do consumo de combustível e na emissão de gases poluentes”, destaca o engenheiro.
O software é uma das contribuições de sua tese de doutorado, que também conquistou menção honrosa na categoria Engenharia do Prêmio Tese Destaque USP de 2016. “Minha pesquisa focou na modelagem matemática dos fenômenos físicos que ocorrem no contato entre superfícies”, conta Profito. “Existem leis físicas que tentam representar esses fenômenos por meio de equações matemáticas. Ao fazer isso, é possível prever, com algum grau de confiança, o comportamento do sistema em condições hipotéticas. Com o programa é possível responder perguntas como, por exemplo, o que acontece se a geometria de um dado sistema lubrificado ou o tipo de óleo são alterados, antes mesmo de se construir um protótipo físico e fazer testes”, explica. O simulador gera resultados que indicam a melhor configuração do sistema em termos de geometria, material, óleo lubrificante e acabamento de superfície. A partir desses resultados, a etapa seguinte do projeto segue para a elaboração de modelos 3D e a fabricação de protótipos para teste em condições reais.