Passado, presente e futuro: Silvia Meira fala de seus oito anos na Prefeitura

“O futuro a Deus pertence”, comentou a Prefeita que entrou para a história do município

Primeira mulher a governar a cidade, primeira a ser reeleita, Silvia Meira tem muitos fatos a relembrar de seus oito anos à frente do Governo de Monte Alto. Em um ano que casos de corrupção ecoam pelos quatro cantos do País, Silvia sai da Prefeitura pela ‘porta da frente’, inclusive com uma possível avançada em sua caminhada política, ventilada pelos corredores do paço municipal; ela, no entanto, não confirma e nem desmente. Nesta entrevista, a prefeita faz um balanço de seu mandato, falou de erros e acertos, sua esperança no prefeito eleito João Paulo e seus legados para o município. Confira!

 

Jornal O Imparcial: Qual a diferença da Silvia de hoje, que deixa o Executivo, para a Silvia que entrou na Prefeitura?
Silvia Meira: Talvez os anos e o tempo. Venci muitas barreiras! A transformação de um sonho em realidade. Sou uma mulher realizada. Combati o bom combate e permaneci na fé!

 

Jornal O Imparcial: Como você define essa sua jornada de oito anos? Quais os maiores percalços e alegrias?
Silvia Meira: Uma jornada conduzida pelas mãos de Deus. Ao me candidatar, em 2008, apresentei um programa. Dele constavam princípios e ações, propostas e metas, e a ele busquei ser fiel nesses últimos oito anos. Entretanto, ao procurar imprimir um rumo à minha administração, percebi que, sob o atropelo do cotidiano, a cidade, à maneira das águas profundas de um rio, tinha seu próprio ritmo, capaz de ditar as melhores decisões e de indicar o melhor futuro. Particularmente, nas horas difíceis, as escolhas foram fieis à história de Monte Alto. Procurei defender os princípios que, em meu entendimento, conferem identidade à nossa cidade. Reafirmei a altivez, insisti na responsabilidade e cumpri o meu compromisso com o dinheiro público. Um ponto importante é falar do que deu maior aderência na aceitação popular, da busca de mais recursos para asfalto, para a educação e saúde, da distribuição de mais casas populares, de uma nova fase de investimentos e da tão sonhada valorização dos funcionários municipais.
Jornal O Imparcial: Quais os seus planos futuros na área da política? Pretende um dia voltar a ocupar o cargo?
Silvia Meira: O futuro a Deus pertence. Sou apaixonada pela política e amo muito a nossa cidade. Estarei sempre trabalhando por ela. Onde estiver, meus esforços estarão focados aqui. Sou muito grata pela oportunidade e confiança que a nossa gente depositou em mim. Fiz tudo com muito amor e sempre dei o meu melhor. Acredito que correspondi às expectativas.

 

Jornal O Imparcial: Qual o seu maior legado para Monte Alto?
Silvia Meira: A cidade viveu um longo período de inércia na articulação política, perdeu credibilidade, não tinha um foco definido de sua vocação e estava sem rumo, nem perspectiva de um futuro melhor. Neste cenário, o povo clamava por mudanças e acreditou no meu Governo por dois mandatos seguidos. Com muita coragem e determinação fui à luta! Consegui superar inúmeras adversidades e hoje nossa cidade voltou a ser acreditada e reconhecida pela classe política. Em toda cidade, em todas as áreas, se percebem os avanços que conseguimos. Através da nossa caminhada e articulação junto aos Governos Federal e Estadual já conseguimos resolver os problemas mais antigos de infraestrutura do município. Contudo, também é sabido, que há muito ainda a ser melhorado, porém, estamos novamente no caminho certo, temos de volta a visibilidade política, a credibilidade perdida foi devolvida!
A minha proposta de trabalho sempre foi pautada pela verdade e por ter um discurso coerente com a realidade que o município estava passando, deixando para traz um passado de incertezas, vivendo um presente de conquistas, da retomada do crescimento e de um futuro muito promissor. E, por fim, diante da situação econômica do país, deixo a prefeitura com as finanças saudáveis, o que viabiliza avançar na gestão pública.

 

Jornal O Imparcial: O que você queria ter feito e não conseguiu?
Silvia Meira: Transformar a nossa cidade em um produto turístico. Um dia sonhei na construção de um parque temático com dinossauros e não consegui. Sei que avançamos e demos os primeiros passos como município de interesse turístico. Acredito muito neste potencial e este dia vai chegar! Levo, também, o pesar de não ter conseguido fazer, por este bom e generoso povo e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia.

 

Jornal O Imparcial: Que ações realizadas, enquanto prefeita, você mudaria?
Silvia Meira: Sempre existirá uma nova lição a ser aprendida nesta vida. Acredito que algumas ações seriam realizadas de forma diferentes. Somente a vivência de cada situação é que nos dará o caminho novo a ser percorrido e suas formas de chegar ao fim em cada etapa.

 

Jornal O Imparcial: A quem você agradece por esses oito anos como prefeita?
Silvia Meira: Primeiramente a Deus, pois ele sempre tem um plano superior e capacita os escolhidos. Agradeço à minha família pela compreensão dos momentos de ausência e pela paciência, pois muitas vezes foi necessário renunciar ao convívio familiar. Agradeço também, a minha equipe e os colaboradores, em especial ao Paulo Carello, pessoas que estiveram presentes em todos os desafios, construindo uma cidade cada dia melhor. Um agradecimento também especial àqueles que por diversas vezes estiveram orando por todos nós. Não posso esquecer-me dos Governadores, Deputados, Vereadores do bem e dos funcionários públicos que vestiram a camisa e ajudaram na reconstrução da nossa cidade. Enfim, agradeço a todos os cidadãos montealtenses que acreditaram no nosso governo.

 

Jornal O Imparcial: O que significa para você ter entrado para a história do município como a primeira mulher prefeita e a primeira governante a se reeleger?
Silvia Meira: Significa uma grande vitória da democracia. Uma mulher superando os preconceitos e mostrando a capacidade de administrar uma cidade, com amplo apoio e reconhecimento da nossa gente.

 

Jornal O Imparcial: O que você espera do mandato do prefeito eleito João Paulo Rodrigues?
Silvia Meira: Que Deus lhe dê a serenidade para aceitar as coisas que ele não poderá mudar, coragem para mudar as coisas que ele possa, e sabedoria para que saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez. Que Ele, e o vice ‘Bicudo’, possam manter o equilíbrio entre a gestão responsável e eficiente frente aos anseios da nossa população. Que seus ideais, projetos e novos programas possam fazer nossa cidade avançar em todas as áreas.

 

Jornal O Imparcial: Por fim, qual sua mensagem aos leitores d’O Imparcial?
Silvia Meira: Tudo valeu a pena! Para conseguir alcançar o que desejamos, às vezes é necessário fazer sacrifícios e passar por fases difíceis. Tal como a larva se transforma numa linda borboleta. Esta é a hora de partir. Se muito foi feito, sabemos que muito, também, ficou por fazer. Começam a se afastar as lembranças, as tarefas, os pensamentos, as angústias, as alegrias. Algumas experiências, de tão eloquentes, continuarão protegidas pelo silêncio. Permanecerão apenas a afirmação da vida, a presença e a procura do amor. Muito obrigada. Serei eternamente grata!

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no