Eleito pelo PR, com 743 votos em sua segunda disputa a uma cadeira no Legislativo, Murilo Jácomo é conhecido pelo seu trabalho social como presidente do Rotaract Club por três anos, além de experiências profissionais em empresas como HBA, Diafrag e, atualmente Auto Studio. É diretor do Campestre Clube, síndico do Condomínio Villa Verde e presidente do Rotary E-Club. Na entrevista, ele fala um pouco mais de seu perfil, bem como de suas intenções na Câmara a partir de 1º de janeiro de 2017.
Jornal O Imparcial: Quem é você?
Murilo Jácomo: Nasci em 27 de dezembro de 1982, filho do radialista Jorge Luís Jácomo e da comerciante Fátima de Lourdes Mussato. Iniciei o curso de “Administração” na Faculdade de Administração e Negócios – FAN, conclui o curso de “Técnico em Segurança do Trabalho” pelo SENAC de Ribeirão Preto, Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” pela FMA e me formei Bombeiro Civil na Escola de Bombeiros Civis do Estado de São Paulo. Iniciei minhas atividades políticas em 2012, após participar do pleito eleitoral e com expressiva votação fiquei como suplente pelo Partido dos Trabalhadores. Sendo empossado como vereador na 53° Sessão Ordinária do dia 26 de maio de 2014, substitui o vereador titular João Carlos Gerber, que estava regimentalmente impedido de votar naquela situação.
Jornal O Imparcial: Como foi a sua campanha?
Murilo Jácomo: Foi baseada na minha primeira experiência como candidato a vereador no ano de 2012, onde fiquei na suplência com 344 votos. Após a eleição e durante os últimos quatro anos, analisei os pontos fortes, fracos e a serem melhorados para que eu pudesse obter êxito em 2016. A campanha foi muito bem organizada, planejada e desenhada passo a passo para reduzir custos e atingir o maior número de munícipes possíveis com as propostas de trabalho. Obviamente que dentro do público alvo definido as ações foram intensificadas, visando segmentar e fidelizar o eleitor nas práticas diárias apontadas pela constante busca da representatividade popular. Estudos pela Universidade de São Paulo – USP me ajudaram ao longo da campanha a buscar esse resultado que foi baseado no plano de marketing político, desenvolvido por Anabelle Costa e Silva Martins durante o seu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação. Desta forma, nortearam as ações em cima de pesquisas de campo para agregar o maior número de votos ao resultado final da campanha junto aos colaboradores que foram às ruas comigo buscar apoio.
Jornal O Imparcial: A que atribui a sua vitória?
Murilo Jácomo: A toda organização da campanha, coligação dos demais candidatos e seus respectivos partidos, apoio dos colaboradores, amigos, familiares e eleitores que aderiram às propostas de trabalho. Outro fator positivo foi que durante o período de intervalo entre a eleição de 2012 e 2016, eu não parei de demonstrar vontade de trabalhar em prol da nossa cidade, continuei focado e acompanhei de perto os fatos políticos e todos os outros que pudessem ser de interesse popular. O trabalho corpo a corpo junto às pessoas, visitas, redes sociais e principalmente o feedback foram fundamentais para conquista do resultado nas urnas. Finalmente, atribuo à vontade popular em renovar o quadro de representantes da Câmara Municipal, apoiando e incentivado os novos candidatos com suas respectivas ideias e planos de trabalho de acordo com a preferência do eleitor. Deixando claro que Monte Alto acordou e quer atitude, transparência, honestidade e acima de tudo, iniciativa de seus representantes.
Jornal O Imparcial: Como você vê Monte Alto?
Murilo Jácomo: É uma cidade potencial para crescimento e desenvolvimento, mas a atual circunstância econômica trouxe dificuldades para gestão pública que só podemos solucionar com o empenho em conjunto do executivo, legislativo e população.
Jornal O Imparcial: O que os munícipes podem esperar do seu mandato?
Murilo Jácomo: A população montealtense pode esperar deste vereador no mínimo o básico relacionado à função que é legislar, fiscalizar e intermediar a relação entre os poderes legislativo e executivo para com os munícipes. Saliento que estou preparado para assumir responsabilidades maiores, contribuindo com o meu conhecimento profissional e de network na tentativa de ajudar o prefeito eleito a alavancarmos o município.
Jornal O Imparcial: Em que aspectos a cidade precisa melhorar?
Murilo Jácomo: Existem desafios relacionados à saúde, segurança, educação, infraestrutura, meio ambiente, habitação, causa animal, assistência social e manutenção que necessitam diretamente de investimento na gestão de pessoas e recursos de materiais. É uma cidade diferenciada na indústria, comércio, prestação de serviço, mão de obra qualificada, agricultura e malha rodoviária em boas condições. Porém, necessitam de uma atenção especial para a retomada do crescimento, desenvolvimento, geração de empregos e posicionamento para enfrentar o atual cenário econômico. A oportunidade fica por conta de explorarmos de forma sustentável os recursos naturais, turismo religioso, arqueologia e paleontologia. E não podemos nos esquecer da gastronomia local, eventos culturais, lazer, carnaval de rua, entretenimento e espaço para nossa juventude.
Jornal O Imparcial: Sabemos que o vereador tem que legislar por toda a cidade, mas quais serão seus principais focos de atuação?
Murilo Jácomo: As principais linhas de trabalho serão o esporte, causa animal, saúde, habitação, indústria, comércio e a juventude de Monte Alto. Sabemos que estamos para representar o interesse geral da população e principalmente os eleitores que confiaram a mim seus votos, portanto, podem contar com esse vereador para qualquer situação relacionada à função.
Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
Murilo Jácomo: Agradeço a confiança dos meus 743 eleitores, e enfatizo o apoio da população em geral que me recebeu de braços abertos nas ruas durante o período eleitoral, obrigado família, amigos, companheiros e a Deus, por me conduzir nessa direção rumo ao objetivo conquistado. Estarei à disposição da população como um dos seus representantes e fiscalizadores, focado e empenhado na geração de empregos, crescimento e desenvolvimento da cidade.