Atual presidente da Câmara, João Picolo permanecerá no Legislativo por mais quatro anos. Ele foi o quinto candidato mais votado na eleição de 2 de outubro. Com forte ligação junto ao ‘homem do campo’, Picolo foi bancário por mais de 20 anos e Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura. Na entrevista abaixo, ele fala sobre a sua reeleição, seus projetos para Monte Alto e o atual cenário da cidade!
Jornal O Imparcial: Quem é você?
João Picolo: Tenho 53 anos, sou casado com Rosmeire há 27 anos, pai de Luís Paulo e Otavio. Sou Tecnólogo em Eletricidade, formado pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Administrador de Empresas, formado pela Faculdade de Administração e Negócios (FAN – Monte Alto). Bancário por 20 anos, onde exerci diversos cargos (escriturário, gerente de agencia, auditor, etc.). Sou produtor e integrante do Sindicato Rural. Fui Diretor e posteriormente Secretário de Obras e InfraEstrutura no período 2010/2012, durante a primeira gestão da Prefeita Silvia Meira (2009/2012). Concorri nas eleições de 2012, sendo eleito e reeleito neste pleito de 2016. Atualmente sou Presidente da Câmara Municipal.
Jornal O Imparcial: Como foi sua campanha?
João Picolo: Foi feita com muitas visitas em residências, estabelecimentos comerciais e industriais da cidade e também na zona rural. Sempre contando com amigos e familiares para a divulgação da minha candidatura e trabalho realizado. Campanha simples, mas com muita dedicação e suor.
Jornal O Imparcial: A que atribui sua vitória?
João Picolo: Acredito ser fruto do trabalho que tenho realizado ao longo deste primeiro mandato, uma vez que obtive um acréscimo de 33 % na quantidade de votos (de 579 para 761). Nunca deixei sem respostas as pessoas que me procuraram com sugestões ou reclamações. Sempre fiz o papel de ligação entre a população e o poder Executivo.
Jornal O Imparcial: Como você vê Monte Alto?
João Picolo: Um município com oportunidades e potencial de crescimento. Temos uma agricultura e indústria de ponta; mão de obra qualificada, belezas naturais e muitos fósseis a serem explorados. Temos uma boa malha viária, o que facilita o transporte de nossos produtos agrícolas e industriais. E ainda, Monte Alto, é um município de interesse turístico (um grande desafio).
Jornal O Imparcial: O que os munícipes podem esperar do seu mandato?
João Picolo: Muito trabalho e dedicação, como vêm acontecendo neste primeiro mandato, ou seja, buscando verbas e parcerias junto aos Deputados Estaduais e Federais e Secretarias do Governo Estadual. Acompanhamento das obras e convênios assinados pelo município, e claro, o atendimento a todos que me procurarem.
Jornal O Imparcial: Em que aspectos a cidade precisa melhorar?
João Picolo: Vou falar do município com um todo: na área urbana, tem muitos recapes a realizar, erosões a serem combatidas, execução do plano de mobilidade urbana, “pontas” de ruas que necessitam de pavimentação asfáltica, novas áreas para distrito industrial e comercial. Fazer gestão junto ao Governo Estadual para a liberação da duplicação da SP 305 (trevo Alvorada x Weg Cestari). Já na área rural, além de dar continuidade nas melhorias das estradas rurais (Melhor Caminho), existe a necessidade de substituir as atuais pontes de madeira por pontes de alvenaria, melhorar o sistema de telefonia e consequentemente a Internet e a implantação do GPS “Caipira” facilitando a locomoção da Policia Militar, Guarda Municipal, Ambulâncias e Bombeiros.
Jornal O Imparcial: Sabemos que o vereador tem que legislar por toda cidade, mas quais serão seus principais focos de atuação?
João Picolo: Acredito que a explanação acima já responde em parte, mas, não podemos deixar de acompanhar e lutar por melhorias nas questões ligadas à Saúde, Transporte, Esporte, Cultura, Educação, Segurança, Assistência Social e principalmente aos menos favorecidos. Acompanhar as receitas e despesas do município, e o plano de Governo apresentado pela dupla vencedora: João Paulo e Bicudo.
Jornal O Imparcial: Mesmo antes de assumir, sabendo da vitória de João Paulo e Bicudo, você se declara de situação ou oposição? Por quê?
João Picolo: Estive durante este primeiro mandato ao lado de João Paulo (Silvia e João Paulo), conversamos muito sobre as diversas necessidades do município. Entramos juntos nesta campanha, somos do mesmo partido, o PDT. Sou situação, porém, isso não que dizer “amém” a tudo. Digo que colaborarei com a administração de João Paulo e Bicudo, contudo, aquilo que não estiver de acordo com minhas convicções, não tenham dúvidas que serei contrario. Mas, confio na dupla João Paulo e Bicudo e acredito que farão uma boa administração.
Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
João Picolo: Agradeço a Deus por mais desta oportunidade que me foi concedida e aos 761 eleitores que confiam e acreditam no meu trabalho junto à Câmara Municipal. Honrarei estes votos trabalhando em prol do município e principalmente aos menos favorecidos, identificando as necessidades e fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para saná-las. Acredito que somente alcançaremos o sucesso trabalhando com determinação, confiança e honestidade. Meu muito obrigado a todos.