Os dias de sol e calor se aproximam e os sucos de frutas e legumes voltam ao seu lugar de destaque. Embora os sucos em geral sejam apreciados o ano inteiro, é na primavera e no verão que eles são mais consumidos, com dosagem variada de acordo com o gosto. Além dos frutos, sucos também podem ser obtidos pelo processamento de vegetais, tais como folhas, talos ou raízes. Talvez o de laranja possa ser considerado o rei, mas existem muitas outras frutas que podem extrair sucos maravilhosos. O tomate, por exemplo, é riquíssimo em vitaminas e seu suco é aconselhado para crianças desde a dentição. Tomando suco, elimina-se uma etapa do processo digestivo, extrair o liquído das fibras oferecendo ao corpo, com mais eficiência, os nutrientes que ele mais necessita. Algumas dicas importantes:
* tomem sucos assim que ficarem prontos
* não armazená-los na geladeira
* quando tomar suco de hortaliças trate de mastigálos.
Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, não precisa exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo.Apesar de similares, há uma diferença entre as definições de suco, néctar e refresco:
O suco é mais concentrado, integral, com 100 % de fruta. Se contiver açúcar, a quantidade máxima permitida é de 10 % da composição e no rótulo deve haver a frase “suco de fruta adoçado”. Corantes e conservantes não podem ser adicionados ao suco
Existem algumas exceções a essas regras, como os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.
Néctar possui uma concentração menor de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.
Refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%. Não há a obrigatoriedade de haver fruta in natura na composição. Contudo, neste caso, devem estar claras no rótulo a expressão “artificial” e “sabor de”.
O Ministério da Agricultura brasileiro obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.
Portanto use a imaginação e faça sua receita de suco com os mais variados ingredientes.
Vamos à receita
A seguir duas receitas muito saborosa:
* No liquidificador coloque meio abacaxi em pedaços, 400 ml de água filtrada, um pedacinho de gengibre (cuidado que o gengibre é muito forte) adicione gelo à vontade, bata, está pronto um delicioso suco, se quiser pode peneirar.
* Bata meio melão com 6 folhas de hortelã, 400 ml de água filtrada e gelo a gosto, eis um suco maravilhoso. Não é necessário, mas pode-se adicionar açúcar ou mel para adoçar.