Entre 24 e 28 de outubro, o Senac Jaboticabal sedia a Semana Senac de Leitura, iniciativa que tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e promover a leitura, o compartilhamento de informações e o acesso ao conhecimento. Na quinta-feira, 27, a partir das 21 horas, o destaque fica por conta do Diálogo Social: pedagogia no olhar, que promove uma reflexão sobre educação entre alunos, comunidade e a psicóloga Marcilene Lemes, mediadora do debate.
Já a abertura do Sarau Rubem Alves acontece na sexta-feira, 28, às 19 horas, com a participação da Banda Gomes e Puccini. Logo em seguida, o público poderá participar do sarau sobre a vida e as obras do autor, que será ministrada pela jornalista Edlaine Garcia e o Trio Trappistas. O célebre educador também será homenageado em uma exposição sobre sua trajetória.
A programação do evento é totalmente gratuita, destinada ao público em geral e não necessita de inscrição prévia. As ações acontecem na unidade do Senac Jaboticabal – exceto o Sarau Rubem Alves, que será sediado na Praça Dr. Joaquim Batista, Centro.
LEITURA – A Semana Senac de Leitura também conta com a Feira de Troca de Livros, promovida pela instituição há mais de 10 anos. Para participar da troca de livros e gibis, é preciso seguir as regras abaixo: Materiais muito antigos não serão aceitos; A troca será de livro por livro e gibi por gibi; Livros de literatura em geral são bem aceitos (seguindo o critério de conservação e qualidade); São permitidos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto-juvenil e gibis; Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos e sobre sexologia, código civil e legislação, e livros de informática.
“A leitura é essencial para o ser humano. Ela desperta a curiosidade, amplia horizontes, enriquece conteúdos e também a gramática. Para o Senac, é gratificante realizar essa ação e fomentar ainda mais o gosto de jovens e adultos pelos livros e o mundo literário”, destaca Darlan Rocha, gerente da unidade.