Confinação em local insalubre pode ter contribuído para potencializar a enfermidade já existente
Na quarta-feira, dia 2, Policiais Militares Ambientais de Jaboticabal estiveram em Monte Alto, na rua Américo Guido Durigan, bairro Laranjeiras, para atender uma denuncia anônima. No local, constataram a morte de um cão, da raça pit bull, ocasionado pela falta de cuidados médicos veterinários.
Os policiais receberam informações, posteriormente confirmadas, que o animal encontrava-se adoecido e não recebeu medicação condizente para se restabelecer. “Ele ficou confinado em local totalmente insalubre, o que pode ter potencializado a enfermidade”, destacaram.
Questionado pelos policiais sobre os fatos, o detentor do animal alegou falta de condições financeiras para cuidar do cão. “Todavia, não justificou quaisquer ações pró-ativas no sentido salvar a vida do mascote. Assim, com base no cenário da ocorrência, ou seja, a total falta de higiene e o total desleixo para com a vida do animal, e a partir da legislação vigente, foi lavrada multa no valor de R$ 6.000,00 com base no artigo 29 da resolução sma-048/2014”, afirmaram os PMs.
O infrator ainda responderá por crime ambiental, cuja pena de detenção poderá chegar a um ano. O cadáver do cão foi encaminhado para incineração em local adequado.