Começa na segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Multivacinação que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro. Em 24 de setembro será o “Dia D” em todos os postos de saúde, com horário de atendimento das 8 às 17 horas.
O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar em dia a carteira de vacinação.
Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço.
“Os adolescentes são um público que, diferentemente das crianças pequenas que são levadas pelas mães às Unidades de Saúde, são muito resistentes a buscar serviços de saúde.
Vacinar adolescentes é desafio. Um dos casos de baixa adesão é a vacina contra HPV para meninas, que tem o objetivo de prevenir câncer de colo de útero. A vacinação contra HPV teve sucesso na aplicação da primeira dose, mas informações divulgadas erroneamente sobre supostos efeitos colaterais da vacina, que posteriormente foram descartados, prejudicaram a campanha”, destaca a Vigilância Epidemiológica em nota oficial.
A vacinação ocorre de segunda à sexta, das 7 às 16h, nos seguintes locais: PSF Acácio de Oliveira Nunes, UBS Ezídio Pelloso, UBS João Thiago de Camargo, UBS Dr. José Ignácio Grellet, UBS Dr. Roberto da Rocha Leão, USF Dr. José Victorio Rodrigues e PAM Distrito de Aparecida de Monte Alto.