Agradecendo o apoio, os telefonemas e telegramas, as mensagens de amizade e apreço, as palavras de carinho – quero compartilhar com todos carinhosamente a minha alegria – jamais os esquecerei.
Fui jovem, brinquei, estudei, me formei. Muito me expressava e muito me orgulhava do que fazia, gostava muito do esporte e da educação que aprendi nas escolas desta cidade. Obrigada! E ainda hoje gosto muito. Faço e não é por hobby – é necessidade mesmo. Assim como também os colegas de Escola, todos éramos do esporte.
E hoje… somos todos Olímpicos! Sim, recordo-me: em tempos lá atrás jogávamos basquete ali na quadra esportiva ao lado do Monte Alto Clube – saudade dos amigos parceiros de jogos na cidade e fora dela, saudade dos Professores de Educação Física e que pertenciam à Escola Zacharias.
Olímpicos ?!?! Sim! Pelas caminhadas nos desfiles acontecidos em nossa cidade, onde a rua Nhonhô era palco dos pelotões de estudantes onde eu fazia parte, sendo baliza da Fanfarra de Estudantes da Escola Zacharias.
Olímpicos ?!?! Sim! Pelos passeios a pé nas estradas de terra que nos levava até o Sítio Sacani para deslumbrarmos a cachoeira ali existente. E nada de cansaço. Lanchinho e garrafas d’água na sacola; um par de chinelos e tênis como estepe, caso nossos pés reclamassem das bolhas acontecidas; toalha e escova de cabelos para que, em nosso retorno à Cidade, pudéssemos ser vistos ainda lindos. A estrada era longa.
Olímpicos? Sempre fomos. E quantas pessoas, assim como nós, com a sua caminhada ao trabalho, iam e não se cansavam. Poucos de carro, alguns de bicicleta, e… chegavam sem atraso ao local destinado.
Mas eu queria mais.
Vocês que hoje fazem isso e muito mais, e que são Olímpicos também, a nossa homenagem. A você que batalhou, trabalhou, venceu, nesta vida que é uma Olimpíada, com certeza, os Parabéns Múltiplos nas cores do Brasil, pois ser Brasileiro de coração, é viver e sobreviver, confiando em nosso País e em nosso Deus.
Monte Alto que te viu, que te vê caminhando por dias melhores, é a Cidade Olímpica dos Jogos Abertos – ela que foi Berço Primeiro no Esporte da Vida. Éramos animados e dedicados, hoje com mais ânimo e coragem para vivermos a melhor idade com orgulho: quem nasce Montealtense, vive Olimpicamente pensando em todos. Vivemos mais por todos vocês.
Cada pessoa tem uma maneira diferente e única de expressar o seu melhor. Por isso, toda vez que você acha que fracassou ou que simplesmente não fez tanto que desejava, pare! Você foi o(a) melhor que uma pessoa pode ser na vida! Sua Mãe lhe ensinou, seu Pai também. E hoje você é o que é.
Gosto de mim como sou, gosto de você que é íntegro, gostamos de todos nós. Somos o que somos, porque amamos a Deus e O temos conosco por todo o tempo, por toda a eternidade.
A vida da gente é feita de pedacinhos alegres e tristes, mas o importante é aprender as lições e modificar as coisas para melhor.